terça-feira, 29 de maio de 2012

CEFAPRO PRESENTE NO FMEIC




           
 


I FMEIC- I Fórum Municipal da Educação Infantil de Confresa /MT

Confresa – MT, 18 de maio de 2012
                    Para dar início ao evento os alunos da Escola Municipal Central contagiou os presentes com uma apresentação denominada “Coração Criança”. A seguir alunos da Creche Municipal de Confresa/ MT. Representou a música “Cristo fez os peixes”, com a simplicidade e carisma de uma criança.
                   Compondo a mesa, foram convidados: O prefeito Municipal, representado pela senhora Riane Carla; o Secretário municipal de Educação, Sr. Ubiranei de Freitas Marinho; a coordenadora do FMEIC – Fórum Municipal de Educação Infantil de Confresa – professora Sueide Arruda; a coordenadora do Fórum da Educação Infantil de Mato Grosso, Professora  Drª. Jaqueline Pazuque; o secretário Municipal de Porto Alegre do Norte, Sr. Areonaldo Pereira ; a professora Margarete Bonora, representando o CEFAPRO; a Srª Mara Maria Dutra, representando o Instituto Federal de Mato Grosso – Campos Confresa; representando as Escolas Estaduais, a professora Glaucia Boton e como representante da UNEMAT, a professora Cleonilde Ribeiro. 
                     A coordenadora do FMEIC, Sueide Arruda, falou da importância do Fórum, cumprimentou e agradeceu a presença de todos. 
                    A professora Margarete Bonora, representando o CEFAPRO de Confresa/MT falou da caminhada realizada até o momento do Fórum. Relatou sobre o logotipo do FMEIC, fruto de um movimento realizdo por meio de um concurso com alunos da EDUCAÇÃO INFANTIL. Disse ainda que este Fórum é a realização de um objetivo e de muitas pessoas que lutaram por este movimento e para que ele acontecesse, para que hoje se celebre mais esta conquista para a educação de Confresa e região.
                    A professora Cleonilde cumprimentando a todos falou da importância da UNEMAT para o Araguaia, divulgou a biblioteca da Instituição e enfatizou que essas conquistas vem da parceria na luta da Educação.
                  A professora Mara agradecendo, cumprimentou a todos e falou da satisfação de estar participando do evento , e que muita coisa vai ser  mudado na história da Educação Infantil na região, pois vai ser debatido  sobre a Inclusão dentro da Educação Infantil.. Citou também sobre a palestra sobre as Diretrizes da Educação Infantil. Parabenizou a todos e agradeceu o convite.
                Dando sequência, a professora Jaqueline falou da programação do evento, onde a mais de um ano vem acontecendo as negociações. Citou o cantor Toquinho com a música sobre os Direitos da Criança,da assinatura do convênio das creches e destacou a  participação das Universidades nesse debate. Falou das lutas do Fórum Estadual para melhorar a Educação Infantil.

                A professora Gláucia cumprimentou a todos e agradeceu pelo convite feito as escolas estaduais, ressaltou sobre a importância de a escola entender o processo da  Educação Infantil.
                O secretário Municipal de Educação de Porto Alegre do Norte cumprimenta a todos, e agradece ao convite para participar e  falou das lutas e história da Educação Infantil, lembrando que a Educação Infantil não é só o cuidar.
                O Secretário Municipal de Educação de Confresa, cumprimentando a mesa e os demais participantes do evento, agradeceu ao professor Marcio Andrade de  Paiva e professora Terezinha Aires Duarte que enquanto Dirigentes Municipais da Educação se esforçaram para o acontecimento do evento.  Também agradeceu a presença da professora  Dr. Jaqueline Pasuch  por ter se deslocado de Sinop até Confresa e a professora Maria do Rosário que veio de Vila Rica para somar no evento, pois é uma das pioneiras de Confresa junto as lutas na Educação. Falou da assessoria de Educação Infantil Indígena representada pelo professor Karua Tapirapé, na Secretaria Municipal de Educação.
              Enfatizou sobre as ações do PAR e da melhoria que vai ter no município. Parabenizou os professores da Educação Infantil pelo esforço para trabalhar com as crianças e  informou que a Educação Infantil é prioridade para o município de Confresa relatando também que a EJA – Educação de Jovens  e Adultos – foi passada para responsabilidade do Estado para assim melhorar a Educação local.
              A representante do Prefeito Municipal cumprimentou a todos e justificou a falta do prefeito pelo fato do mesmo estar em Brasília assinando o convênio de duas creches para o município.
            A mesa foi desfeita para o café da manhã com apoio  escolas participantes com  deliciosos lanches denominados “na época da vovó”.
Dr. Jaqueline Pasuch
Coordenadora do Forum Estadual da Educação Infantil.