quarta-feira, 18 de julho de 2012

SOBRE ESTE EVENTO A FORMADORA ESCREVEU:


Complexo Temático – Realização da Investigação Socioantropológica – Silvio Rocha





                 As contribuições da profa. Dra. Acácia Kuenzer nos conduziram a refletir sobre o significado da concepção de Educação Básica e, alertou-nos para a compreensão de que as Orientações Curriculares de Mato Grosso é um produto ousado e valioso que concebemos como educadores. Porém, embora essas orientações demarquem concepções teóricas, objetivos e conteúdos, é preciso avançar, pois não se trata de um modelo a seguir e sim de uma trajetória a construir.



      De forma bem filosófica e poética o prof. Carlos Abicalil nos instigou a “reparar” a educação desde o cenário das políticas e legislações nacionais ao que se pretende em nossas escolas com as OCs. Tendo em vista as reflexões e dados suscitados pelo professor, mais do que “reparar” cabe-nos acreditar e nos propor a mudança de postura(s) em prol de uma educação com qualidade social.
            Semelhante aos demais palestrantes, o Profº Doutorando Silvio Rocha (RS),  foi determinante para a qualidade e relevância do evento. Possibilitou-nos repensar, reafirmar e até desconstruir conceitos acerca do complexo Temático. Apresentou-nos uma trajetória panorâmica em torno de autores e principais influências teóricas para o que temos como sistema de organização de ensino previsto em nossas OCs e por fim lembrou-nos da importância de incorporar em nossas práticas o verbo “esperançar” que Paulo Freire nos deixa como alerta para uma esperança de luta e construção.

 Por: EDINETH FRANÇA - Professora Formadora da Educação do Campo- CEFAPRO de Confresa-MT.
Fotos: BONORA




sábado, 14 de julho de 2012

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DA SEDUC Patricia Neves / Assessoria Seduc-MT


Encontro em Cuiabá  promove estudo sobre aplicação das Orientações Curriculares nas escolas



EQUIPE DO CEFAPRO PARTICIPA DE FORMAÇÃO EM CUIABÁ


 
Encontro promove estudo sobre aplicação das Orientações Curriculares nas escolas
Quatrocentos profissionais, de 15 Centros de Formação e Atualização de Professores instalados no Estado, participam nessa semana do encontro ‘Formação em Rede: Orientações Curriculares para a Educação Básica de Mato Grosso, iniciado na manhã desta segunda-feira (09.07), no Hotel Fazenda Mato Grosso. Durante a solenidade foi realizado o ato de lançamento oficial das Orientações Curriculares, documento construído coletivamente ao longo de cinco anos,  e que dá norte à Educação em Mato Grosso, sendo respaldado na realidade local e que contempla as especificidades do público a ser atendido.

O encontro possibilita a reflexão sobre o planejamento do trabalho pedagógico nas 737 unidades escolares, ressalvando a autonomia docente da rede estadual, dentro do processo de aperfeiçoamento do fazer pedagógico em prol de uma educação com qualidade social.  Cada um dos participantes recebeu um kit contendo os livros das Orientações Curriculares, ferramentas subsidiadoras de práticas pedagógicas.

A assessora especial da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida, avaliou que as Orientações figuram como instrumento de estímulo  e aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem. “O  Estado não vai fazer o plano de aula para cada um dos professores. Nós estamos apresentando um orientativo. Mato Grosso sempre se opôs àqueles que realizam uma defesa intransigente sobre a centralização, sempre buscamos reafirmar a intelectualidade de nossos profissionais  e por isso consultamos toda a base para a construção do material e procuramos resgatar, aproveitar, tudo o que já é feito. Esse trabalho tem a cara de todos nós”.

Destacando o pioneirismo e a implementação de políticas públicas arrojadas, em que se destaque a implantação dos Cefapros, a secretaria adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Resende, citou que as primeiras discussões sobre a formatação de um documento específico para nortear as ações em Mato Grosso, tem sua gênesis datada de  1989, um ano depois do lançamento da Carta Magna do país.  “Desde essa época surgiram às primeiras discussões inerentes ao currículo, as necessidades educacionais. E, hoje,  esse é um momento é oportuno o debate sobre a construção do PPP, a descentralização dos recursos que deve ser feita com base no currículo”.
Ela ainda destacou que ao longo da semana os formadores terão a oportunidade de estudar a sistematização curricular com emprego dos Complexos Temáticos. “Nós temos uma grande variável para trabalharmos os projetos, seja por disciplina, por área de conhecimento e fizemos a opção pelos Complexos Temáticos em que você situa o ser, a história, a cultura para o desenvolvimento de conteúdos que atendam as necessidades formativas de cada aluno, seguindo as concepções das nossas Orientações Curriculares”.
Formadora do Cefapro de Confresa há 3 anos, Margarete Bonora, avalia que a educação em Mato Grosso vivencia uma grande conquista com o envio impresso das  Orientações Curriculares para as unidades. “Desde 2009 há intenso debate, estudo para a formatação desse documento base que serve como norte ao desenvolvimento do nosso trabalho”.

“Mato Grosso é um Estado ousado. Não temos um modelo a copiar, mas uma nova trajetória a construir. Ele é um estímulo à educação básica”, citou a professora doutora Acácia Zeneida Kuenzer, que atuou na consultoria metodológica para elaboração das Orientações Curriculares.
Complexos Temáticos
Durante os quatro dias de evento, o professor doutorando Silvio Rocha, diretor pedagógico da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, trabalhará a sistematização de conteúdos por meio dos Complexos Temáticos. Para ele, há um desafio proposto que é o de garantir o ensino por completo permitindo fazer a ligação efetiva entre a atividade intelectual na escola e a prática social. “Construir um novo sentido no fazer pedagógico remete a mudanças de posturas. Vivenciamos um processo de construção qualitativa e toda mudança requer um a desconstrução de aspectos anteriormente  defendidos”.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT