quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

AÇÕES DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA 2010. CEFAPRO DE CONFRESA/MT.



MEC/FNDE/ PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
CEFAPRO DE CONFRESA- 2010.
MULTIPLICADORA: ZILDA MUNIZ
TUTORAS REGIONAIS:
MARGARETE A.A. BONORA
ROSIRENE MARIA PADILHA FERREIRA.


   Nesse ano de 2010 o Programa desenvolveu 3 turmas do  módulo  Competências Básicas; 2 turmas do módulo PNAE (programa nacional de alimentação escolar); 1 turma de PTE ( programa do transporte escolar); 1 turma do PLI (programa do livro didático); 1 turma do FUNDEB. No total foram atendidos aproximadamente 130 cursistas. Dentre eles muitos conselheiros municipais e do FUNDEB, inclusive do conselho municipal de educação de Confresa.
           
Como o programa é nos moldes EAD, as metodologias que foram utilizadas nas turmas foram diversas, pois as etapas presenciais precisam ser bem dinâmicas e objetivas devido ao tempo delimitado. Foram debates; apresentação com data show; palestras com  o responsável pelo setor de transporte de Confresa e  uma palestra com a presidente do conselho do FUNDEB de Confresa; pequenos vídeos sobre o tema proposto; apresentação de seminários no encerramento  do módulo e no final  proporcionei aos cursistas um momento a parte, uma confraternização com algumas apresentações culturais encerrando sempre com um pequeno coquetel. Concluímos todo esse trabalho com satisfação, vendo resultados positivos na prática e no dia  a dia desses profissionais, através de suas propostas de mudanças e também de muitas ações realizadas durante os módulos.
               De acordo com as avaliações e todos os trabalhos desenvolvidos pelos cursistas do FPE, avalio de maneira positiva pois a formação dos conselheiros era uma demanda antiga em nossa região e veio de encontro com as necessidades dos mesmos, que de acordo com os depoimentos, dizem estar mais preparados agora para exercerem seus papeis nos conselhos e de fato atuar como controle social nos programas do FNDE. Nossos Agradecimentos aos gestores das escolas que nos cederam gentilmente os espaços para as etapas presenciais o diretor da E.E. 29 de Julho Raimundo Nonato e a diretora do CEJA de Confresa  Zélia Diniz.
                 
  AS TUTORAS MARGARETE E ROSIRENE NA  ENTREGA DOS CERTIFICADOS.

Apresentação Gospel na confraternizaçãoda turma.









Palestra sobre Transporte Escolar

 .     
 CONFRATERNIZAÇÃO  DA TURMA.
                                                                             


 FORMAÇÃO PELA ESCOLA CONHEÇA MELHOR O PROGRAMA:
O Programa Formação pela Escola é um Programa de Formação Continuada das ações do FNDE que está sendo implementado pela SEDUC. É uma formação social com o objetivo de capacitar pessoas envolvidas ou que pretendem se envolver com os programas do FNDE, visando melhorar a utilização dos recursos públicos.
Quais são os programas?  
- PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NAS ESCOLAS (PDDE);
- PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE);
- PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR (PTE);
- PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO (PLI)
- FUNDEB 
 OS MOMENTOS PRESENCIAIS DAS TURMAS
.
A  DEDICAÇÃO E O INTERESSE EXPRESSONO OLHAR DOS CURSISTAS.

A GAROTINHA BRUNA COM SUA LINDA APRESENTAÇÃO DE LIBRAS PARA OS MOMENTOS  CULTURAIS DA TURMA .

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM FORMA DE SEMINÁRIOS, FEZ COM QUE  OS DEBATES SE TORNASSEM PONTO CHAVE PARA AS NOSSAS REFLEXÕES.



  CONFRATERNIZAÇÃO DA 2ª TURMA DO PNAE.
                                        

A 1ª TURMA DO PNAE  NO LABORATÓRIO DA E.E. 29 DE JULHO E NO JARDIM DA ESCOLA.


Quem participa?
Gestores, conselheiros, diretores, professores, técnicos em alimentação escolar, pais de alunos, representantes da comunidade e todas as pessoas envolvidas com os programas do FNDE ou as que tenham interesses em acompanhar a aplicação dos recursos públicos na educação.
Como se desenvolveu na prática?
             No final do módulo os grupos apresentaram os seus projetos tendo como foco os Programas do FNDE. Levantaram problemáticas encontradas nas escolas, discutiram e colocaram possíveis  propostas para as mesmas.
Como tutora da turma, percebi um grande  interesse dos cursistas em relação aos assuntos tratados em todos os módulos do FPE.  Lendo as  auto-avaliações  percebi o quanto foi positiva as nossas falas, debates  e encaminhamentos. O acompanhamento da multiplicadora Zilda Muniz  (SEDUC), também é um ponto forte nesse programa visto que é a distância e que muitas vezes necessitamos de informações urgentes e precisas as quais são repassadas pela multiplicadora com muita solicitude.
Gostaria de ressaltar neste momento recortes da avaliação dos cursitas  onde demonstram  claramente a relevância  desse curso,  no que contribuiu para suas vidas como cidadãos e   profissionais   na área da educação. Segundo o diretor da E. E. 29  de julho da Confresa :
 “ As discussões foram baseadas naquilo que realmente acontece na educação, nos incentiva a cada vez mais buscar soluções ou melhorar naquilo que fazemos”  (Raimundo Nonato).
               
             A coordenadora da mesma escola disse também:
“Através deste programa do FNDE conhecemos alguns recursos financeiros que vem para a escola. É um alerta para que cada pessoa independente de fazer parte dos conselhos ou não, acompanhe, fiscalize e cobre ações de seus gestores”.( Eva Marques).
               Em relação aos pontos positivos citados pelos cursistas do Programa Formação Pela Escola, destaco o seguinte nesse sistema de estudo a distância,cito neste momento a fala de uma técnica da Escola Estadual 29 de Julho.
 “ O cursista é quem faz seus próprios horários para estudo em casa, o módulo traz textos de formas claras e objetivas e além do mais os trabalhos fazem com que o cursista adquira conhecimento e desperte o interesse de conhecer mais os programas do FNDE”. (Pamilla Dias).
          Esse programa também proporcionou um grande estímulo para algumas pessoas leigas no assunto no que se referem ao FNDE, despertou interesse em saber mais e mais sobre e de ter consciência de nosso papel na sociedade. Chamou-me a atenção a fala e o depoimento de uma cursista, representante do segmento PAIS do CDCE da E. Estadual  Teotônio Carlos da Cunha Neto de Confresa:
 “ Falta o reconhecimento da sociedade e que muitos não dão o devido valor em relação a educação...e  de forma clara e objetiva você começar em casa tomando consciência que  sua participação na comunidade escolar é  indispensável e valorizar o que  de melhor que a educação tem”. (Cláudia  Carneiro de Melo).      

          O último módulo trabalhado foi o do FUNDEB, indicado aos gestores das escolas, conselheiros participantes do CDCE,  membros do conselho do FUNDEB. Nesse módulo vários diretores de escolas do campo participaram, avalio como positivo pois o Formação Pela Escola alcançou profissionais fora da sede do município. Ressalto aqui algumas falas de gestores  que participaram do módulo do FUNDEB.
                            “ Muitos dos que compõem os conselhos não conhece suas funções e deixam de participar das reuniões e também desconhecem sua autonomia. Este módulo foi fundamental para minha aprendizagem a respeito as constituição  dos CACS e seu papel diante  da sociedade.  ( Marcos Ramos França- Diretor da E.E. Valdir Bento da Costa.
Distrito de Veranópolis/ Confresa


“ O estudo deste módulo proporcionou a todos nós a  reflexão sobre o nosso papel como cidadãos, nos mostrou a realidade de termos direito de participar do
desenvolvimento de projetos, ações e programas na área  da Educação Básica .”(João Neto B. da Silva- Diretor  da   E.E. Sol Nascente/ Escola do Campo/ Confresa).       
                                                                                                                                                                                         
          Como tutora destas turmas, sinto-me gratificada pelo ótimo resultado do Programa Formação Pela Escola, pois percebi o quanto foi positivo para todos os estudos, discussões e os projetos desenvolvidos, buscando cada vez mais informações sobre o FNDE e seus programas , pois sem os mesmos  muitas das escolas não poderiam estar em funcionamento como estão hoje. Problemas sempre vão aparecer, no entanto suas propostas  para possíveis soluções devem partir sempre de discussões e ações coletivas, e nisto o Programa Formação Pela Escola tem auxiliado sem dúvida.

          Espero sinceramente que o MEC E FNDE dê continuidade à esse programa tão relevante para a formação de nossos conselheiros. pois acredito que a formação e a infornação  só trazem bons frutos para a comunidade em geral.
                                    Texto e fotos: Margarete A. A. Bonora / Tutora Regional do FPE.

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