Complexo Temático – Realização da
Investigação Socioantropológica – Silvio Rocha
As contribuições da profa. Dra. Acácia
Kuenzer nos conduziram a refletir sobre o significado da concepção de Educação
Básica e, alertou-nos para a compreensão de que as Orientações Curriculares de
Mato Grosso é um produto ousado e valioso que concebemos como educadores.
Porém, embora essas orientações demarquem concepções teóricas, objetivos e
conteúdos, é preciso avançar, pois não se trata de um modelo a seguir e sim de
uma trajetória a construir.
De forma bem filosófica e poética o
prof. Carlos Abicalil nos instigou a “reparar” a educação desde o cenário das
políticas e legislações nacionais ao que se pretende em nossas escolas com as
OCs. Tendo em vista as reflexões e dados suscitados pelo professor, mais do que
“reparar” cabe-nos acreditar e nos propor a mudança de postura(s) em prol de
uma educação com qualidade social.
Semelhante aos demais palestrantes, o Profº Doutorando Silvio Rocha (RS), foi determinante para a qualidade e relevância do
evento. Possibilitou-nos repensar, reafirmar e até desconstruir conceitos
acerca do complexo Temático. Apresentou-nos uma trajetória panorâmica em torno
de autores e principais influências teóricas para o que temos como sistema de
organização de ensino previsto em nossas OCs e por fim lembrou-nos da
importância de incorporar em nossas práticas o verbo “esperançar” que Paulo Freire
nos deixa como alerta para uma esperança de luta e construção.
Por: EDINETH FRANÇA - Professora Formadora da Educação do Campo- CEFAPRO de Confresa-MT.
Fotos: BONORA
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