terça-feira, 19 de abril de 2011

ECONOMIA SOLIDÁRIA: PRINCÍPIOS E PERSPECTIVAS



No dia 19/03 os Alunos e Professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos Creuslhi de Souza Ramos da Área de ciências Humanas e Sociais , apresentaram o primeiro seminário deste primeiro trimestre para reposição de aulas em virtude do centro ter passado por uma pequena reforma na primeira semana de aula. A área de ciências humanas trabalhou o tema ECONOMIA SOLIDÁRIA: PRINCÍPIOS E PERSPECTIVAS, pois a mesma esta presente na matriz curricular como eixo norteador que deverá estar sendo contemplada nas áreas de conhecimento. Os educando explicaram que Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar ainda é um movimento amplo e profundo, cujas raízes históricas se encontram nas ações e nas lutas de organização de trabalhadores, de movimentos populares, de grupos engajados nas universidades e nas igrejas. Um movimento vivo, dinâmico, que se fortalece e se organiza cada vez mais e que começa a contar também com apoio de governos, foi discutido ainda no seminário como participar. Das associações deixando claro que
A Economia Solidária não é um sonho distante. Ela já está acontecendo, hoje, aqui mesmo, agora. E está crescendo rapidamente, espalhando pelo país inteiro, em milhares de empreendimentos econômicos Apoiando a criação de um novo empreendimento econômico solidário. Foi discutindo também que é necessária a criação e participação dos interessados.
Em Fóruns e Feiras de Economia Solidária nos municípios e estado, que são ocasiões de encontro e de troca de informações para os que produzem e os que consomem de forma solidária.
Juntando-se a empreendimentos já existente em nosso município discutiram ainda como formar uma cooperativa, uma associação ou grupos para produzir, vender, comprar ou conseguir crédito.
Falaram ainda sobre o comercio justo e o comercio injusto
Que o comércio mundial exerce forte controle de preços nos mercados locais e internacionais. Em razão disso, os pequenos produtores quase não têm influencia nas decisões políticas sobre o comércio e os seus rendimentos ficam achatados em razão dos preços determinados pelas grandes empresas. Deixaram bem claro os princípios e objetivos do comercio justo, que são.
Fins éticos, com o respeito e a preocupação pelas pessoas e pelo meio ambiente, colocando as pessoas acima do lucro;
O estabelecimento de boas condições de trabalho, utilizando-se materiais, aos produtores e produtoras um preço que assegure um rendimento digno, a proteção ambiental e a segurança econômica. Alunos do ensino médio montaram uma pequena feira, de alimentação e alunos da uno docência com multi-mistura e doces. Percebe-se que o seminário voltado pra economia solidaria chamou atenção tanto os alunos do centro quanto da comunidade externa que vieram assistirem o seminário. O centro Educação Creuslhi de Souza Ramos conta com alguns professores com formação em Economia Solidaria, pois os mesmos vêm desde 2009 participando de formações oferecidas, pelo Centro de Formação de Economia Solidaria do Estado de Mato Grosso.
"NÃO HÁ SABER MAIS OU MENOS, HÁ SABERES DIFERENTE"
PAULO FREIRE

MARIA JOSÉ GOMES COELHO CASTILHO
COORDENADORA DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário