No segundo semestre deste ano, será realizada a quarta edição da Prova Brasil. E para que você conheça melhor a avaliação e saiba o que será pedido a seus alunos, preparamos este especial. Confira abaixo as habilidades cobradas em cada disciplina e 96 exemplos de questões semelhantes às da prova, analisadas por especialistas. Aproveite, também, para entender melhor como a avaliação é organizada. Boa leitura!
1 Avaliação de Matemática
Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação.
Confira abaixo as expectativas de aprendizagem para 5º e 9º anos e exemplos de questões sugeridas pelo MEC, com análises e orientações de especialistas.
Confira abaixo as expectativas de aprendizagem para 5º e 9º anos e exemplos de questões sugeridas pelo MEC, com análises e orientações de especialistas.
- 5º ano
- 9º ano
Expectativas de aprendizagem
Descritores de Matemática para o 5º ano
Questões analisadas por especialistas
Espaço e forma
Números e operações
Grandezas e medidas
Tratamento da informação
Material para download
Orientações do Inep sobre a prova de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental
Descritores de Matemática para o 5º ano
Questões analisadas por especialistas
Espaço e forma
Números e operações
Grandezas e medidas
Tratamento da informação
Material para download
Orientações do Inep sobre a prova de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental
Expectativas de aprendizagem
Descritores de Matemática para o 9º ano
Questões analisadas por especialistas
Espaço e forma
Números e operações
Grandezas e medidas
Tratamento da informação
Descritores de Matemática para o 9º ano
Questões analisadas por especialistas
Espaço e forma
Números e operações
Grandezas e medidas
Tratamento da informação
2 Avaliação de Língua Portuguesa
A prova de Língua Portuguesa avalia apenas habilidades de leitura, divididas em cinco blocos de conteúdo: procedimentos de leitura; implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto; relação entre textos; coerência e coesão no processamento do texto; relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e variação linguística.
Conheça as expectativas de aprendizagem para 5º e 9º anos e exemplos de questões sugeridas pelo MEC, com análises e orientações de especialistas.
Conheça as expectativas de aprendizagem para 5º e 9º anos e exemplos de questões sugeridas pelo MEC, com análises e orientações de especialistas.
- 5º ano
- 9º ano
Expectativas de aprendizagem
Descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano
Questões analisadas por especialistas
Procedimentos de Leitura
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
Coerência e coesão no processamento de texto
Variação linguística
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Relação entre textos
Material para download
Orientações do Inep sobre a prova de Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental
Descritores de Língua Portuguesa para o 5º ano
Questões analisadas por especialistas
Procedimentos de Leitura
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
Coerência e coesão no processamento de texto
Variação linguística
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Relação entre textos
Material para download
Orientações do Inep sobre a prova de Língua Portuguesa para o 5º ano do Ensino Fundamental
Expectativas de aprendizagem
Descritores de Língua Portuguesa para o 9º ano
Questões analisadas por especialistas
Procedimentos de Leitura
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
Coerência e coesão no processamento de texto
Variação linguística
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Relação entre textos
Descritores de Língua Portuguesa para o 9º ano
Questões analisadas por especialistas
Procedimentos de Leitura
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto
Coerência e coesão no processamento de texto
Variação linguística
Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
Relação entre textos
3 Mais sobre a Prova Brasil
Entenda como é organizada a avaliação
A Prova Brasil em detalhes
Como interpretar os resultados da Prova Brasil
Saeb x Prova Brasil
Entrevista: Maria do Pilar Lacerda, Secretária da Educação Básica do MEC
Prova Brasil na zona rural: imprescindível
Artigo: Avaliação não é ameaça, por Luis Carlos de Menezes
A Prova Brasil em detalhes
Como interpretar os resultados da Prova Brasil
Saeb x Prova Brasil
Entrevista: Maria do Pilar Lacerda, Secretária da Educação Básica do MEC
Prova Brasil na zona rural: imprescindível
Artigo: Avaliação não é ameaça, por Luis Carlos de Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário