LINGUAGENS

O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA
Célia ferreira de Sousa¹

O desenvolvimento da leitura e da escrita juntamente aos seus usos e funções sociais - letramento - não deve ser uma tarefa apenas de responsabilidade do professor de Língua Portuguesa, mas devem também ser trabalhados pelos professores das outras disciplinas de forma integrada e interdisciplinar, dado que o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de oralidade são essenciais para a aquisição dos conhecimentos das demais disciplinas curriculares.

Sabemos que este compromisso se estende a todos os profissionais que na escola atua, mas estamos longe de tê-lo na totalidade. Em 2009, o CEFAPRO de Confresa teve como foco nos trabalhos de Formação de todas as áreas de conhecimento a temática: “ler e escrever um compromisso de todas as áreas”. Foi um trabalho que com certeza surtiu alguns efeitos, porém precisamos do querer, da aceitabilidade de cada um dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem, independentemente da área que atua.

Em fase de contextualização, sabemos que ler era visto apenas como um processo perceptual e associativo de decodificação de grafemas (escrita) em fonemas (fala), para se acessar o significado da linguagem do texto. Mas no desenvolvimento das pesquisas e estudos sobre o ato de ler, muitas outras capacidades foram sendo apontadas e desveladas: capacidades de ativação, capacidades lógicas, capacidades de interação social etc. Contudo, a leitura passa, a ser enfocada como um ato de cognição, de compreensão, que envolve conhecimento de mundo, conhecimento de práticas sociais e conhecimentos lingüísticos.

É nesse sentido, e no intuito de continuar com os trabalhos voltados para a leitura e escrita que do início de 2010 até o presente momento, temos empenhado nos trabalhos voltados para inscrição, informação e formação sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa, esta vista hoje não só como uma concorrência a prêmios, mas sim como uma proposta de formação continuada para professores em exercícios, no intuito de melhorar o trabalho do professor, proporcionando momentos de estudos, debates e reflexão sobre a aprendizagem de seus alunos no que concerne ao trabalho com textos na perspectiva dos gêneros textuais – especificamente os gêneros: poema, memórias literárias, crônicas e artigo de opinião. E através da sequencia didática, esta vista como um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo etapa por etapa.

Sabemos que toda atividade de inserção do aluno no universo da cultura letrada desenvolve a habilidade de dialogar com os textos lidos, através da capacidade de ler em profundidade e interpretar textos significativos para a formação de sua cidadania, cultura e sensibilidade.

Deste modo, acreditamos na relevância do trabalho de leitura e escrita via OLP, pois, suscitaram discussões significativas para o andamento dos planejamentos coletivos, a ressignificação do trabalho da leitura e escrita na sala de aula e melhoria das atividades pedagógicas.

Professora formadora Área de linguagem - Língua portuguesa.
Responsável pela formação da Olimpíada de Língua Portuguesa -
CEFAPRO de Confresa.
Fotos das formações

Canabrava do Norte               Porto Alegre do Norte       

Santa Terezinha                       Vila Rica