sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escola: o melhor lugar para formar o professor

Repotagem da Revista Nova Escola
A capacitação da equipe também se faz na própria escola, pois é ali que se tem contato com as reais dificuldades da sala de aula

Muitos são os fatores responsáveis pelo surgimento de um verdadeiro mestre, mas um é o mais importante: o aluno. Antes do contato com ele, podemos ser estudantes, intelectuais, conhecedores de conteúdos, pesquisadores etc., mas ainda não somos professores. É ele que desperta em nós o desejo de ensinar - e não apenas nossos sonhos, títulos, concursos ou projetos. Eu sempre percebo - e cada um de vocês certamente também - que os estudantes nos fazem melhores quando saímos de uma sala com a sensação de que construímos uma boa aula juntos. Algumas vezes, deixamos uma classe com a certeza de que tudo correu bem e em outra temos a impressão de que nada funcionou, mesmo tendo dado - praticamente - a mesma aula. Por quê? Porque é a turma que está ali na nossa frente que nos constrói. O aluno nos desloca e provoca ao colocar desafios que nenhum professor nos trouxe na faculdade nem na pós-graduação. Depois do contato com jovens questionadores, sentimos que somos melhores do que após enfrentar grupos sonolentos, indiferentes ou cínicos em relação ao nosso trabalho. Sendo assim, o primeiro lugar que nos permite ser professores e que nos faz nascer como tal é justamente a escola. Estão certos os diretores e os responsáveis pelas políticas públicas que reconhecem isso e reservam na rotina escolar um tempo destinado única e exclusivamente para a formação de professores. Contudo, não basta apenas reservar um espaço na agenda coletiva. É preciso dar condições ao formador - papel sob responsabilidade do coordenador pedagógico - de colher subsídios com a equipe docente para planejar a formação e avaliar os resultados dessa iniciativa na e para a escola, como mostra a reportagem de capa da edição de abril/maio de NOVA ESCOLA GESTÃO ESCOLAR.
Fernando José de AlmeidaÉ filósofo, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e vice-presidente da TV Cultura - Fundação Padre Anchieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário