quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Seminário regional de Tecnologia Educacional em São Félix do Araguaia




Aconteceu em São Félix do Araguaia nos dias 13 a 15 de setembro o II encontro regional de tecnologias educacionais do Araguaia envolvendo os pólos de São Félix do Araguaia, Confresa e Barra do Garças. O evento contou com a participação de diretores, coordenadores, professores, técnicos dos LIEDs e alunos das escolas dos pólos, contou ainda com os formadores de tecnologias educacionais  dos pólos envolvidos e com os de Rondonópolis e com representantes da coordenadoria de tecnologia educacional de Cuiabá.
O seminário teve inicio no dia 13 com uma palestra da professora Liliane Oliveira do Cefapro Rondonópolis sobre A construção de praticas pedagógica a partir daformação continuada integrada às tecnologias, seguindo pela apresentação dos casos de sucesso do pólo de São Félix do Araguaia. 
No período vespertino aconteceram as oficinas:
Mapas Conceituais- Ministrante: Ângela Vivan- Professora formadora do CEFAPRO de Barra do Garças
História em quadrinhos na perspectiva do fazer pedagógico inovador- ministrante: Marizete Alves Neves Tem Caten – profª Formadora do CEFAPRO de Barra do Garças.
O uso do Xadrez no Raciocinio Lógico Matemático- ministrante: Amanda Moraes Rodrigues profª Formadora do CEFAPRO de Confresa
Blog e Google Docs como ferramenta Pedagógica- ministrante: Liliane de Oliveira Souza profª Formadora do CEFAPRO de Rondonópolis
Imagens, fotografias e os meios digitais: ministrante: profª Ms Aldina Cássia- CFTE/SUFP/SEDUC e Ana Paula- SUFP/SEDUC.
Otimizando o uso do LIED- Ministrante: Thalles Fernado- técnico da UNDIME
O uso das redes sociais na escola- ministrante: Rafael Lenadro dos Reis Delmonego profº Formadora do CEFAPRO de Rondonópolis
No dia 14 iniciamos com a palestra da Profº Ms Aldina Cássia- CFTE/SUFP/SEDUC com o tema Letramento Digital, em seguida a apresentação dos casos de sucesso do polo de Confresa, iniciando com o professor Weliton Vieira da escola 29 de Julho do municípios de Confresa, falando do trabalho desenvolvido pelo ensino médio integrado. Em seguida a apresentação da Alessandra Mendes da Silva coordenadora pedagógica da escola Antonio Alves Dias localizada no distrito Jacaré valente município de Confresa que apresentou o projeto da radio escolar e do filme produzido pela escola que envolveu a comunidade. Tivemos também a participação de Vera Francisca dos S. Coelho aluna da escola Gilvan de Sousa no município de Porto Alegre do Norte com a apresentação do projeto Fotografia, desenvolvido pelos alunos da EJA. E para finalizar a apresentação da Professora Formadora do CEFAPRO de Confresa Margarete Bonora, que relatou a formação continuada em geotecnologia que vem desenvolvendo com as escolas do pólo. No período vespertino aconteceram novamente as oficinas.
No dia 15 iniciamos com as apresentações dos casos de sucesso do pólo de Barra do Garças em seguida com a fala da profª Ms Aldina Cássia- CFTE/SUFP/SEDUC. Finalizando com a entrega dos certificados.
O evento teve como objetivo fomentar as práticas educativas tendo em seu currículo a tecnologia educacional. Juntando momentos formativos, diálogos com palestrantes sobre possibilidades da efetivação no fazer pedagógica, relatos de experiências de educadores.
O seminário realmente foi muito proveitoso, o que no entristeceu foi o fato do falecimento do jovem Tiago Naves Silva que após participar com dedicaçao, interesse e curiosidade do seminário, veio a obito por afogamento no rio Araguaia nesta tarde após o encerramento do evento.
Agradecemos a participação  de todos do pólo de Confresa: Alessandra Mendes da Silva, Amanda Moraes Rodrigues, Ângela Claudia Dias Domingues, Maksimilla, Margarete Aparecida A. Bonora, Maria de Lurdes Sousa Batista, Neiva Gomes Coelho
Renata de  Sousa Pinheiro, Weliton Vieira Borges, Divanez Alves Correia,Iremar Martins da Silva, Vera Francisca dos S. Coelho.
apresentação foto VERA Escola Estadual Antonio Alves Dias [Salvo Automaticamente GEOTECNOLOGIAS- palestra 2011-MARGARETE

Um comentário:

  1. Realmente foi muito aproveitoso o seminário de São Felix, as rodas de experiências, as palestras e as oficinas foi de grande enriquecimento.Parabéns a todos.

    ResponderExcluir