terça-feira, 13 de julho de 2010

SEMINÁRIO MUNICIPAL DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES

A Assessoria Pedagógica de Confresa realizou nos dias 08 e 09/07 o Seminário Municipal de avaliação das Orientações Curriculares. O encontro aconteceu na Escola Estadual 29 de Julho, com a participação das escolas do município de Confresa, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Escola Indígena, secretaria Municipal de Confresa, Subsede do SINTEP . O objetivo é a elaboração coletivamente do documento que será o norteador das políticas educacionais pretendidas para Mato Grosso.
Desde o início do mês de Junho, quando iniciaram os trabalhos de discussão para as contribuições das Orientações Curriculares da Educação Básica, o documento já recebeu propostas de todas as comunidades escolares. Nesta data o documento foi apresentado à comunidade local para que juntos todos possam conhecer as propostas e fazer sugestões.
“A participação coletiva desse documento tornará as Orientações Estaduais o mais próxima dos anseios pedagógicos e das práticas desenvolvidas nas escolas”, fortalece a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Fátima Aparecida Resende.
Os trabalhos para a elaboração de uma Orientação Curricular estadual iniciaram em 2008, com a colaboração da consultora Acácia Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná. Durante esse período o documento foi fortalecido pelos conhecimentos educadores da Universidade Federal de Mato Grosso, formadores dos Cefapros e equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
O atual documento integra a segunda e última etapa das Orientações Curriculares iniciadas com o Livro Amarelo, que contemplou as questões conceituais de natureza epistemológica e metodológica. Nessa segunda parte, a abordagem trabalha as concepções de áreas, de disciplinas, o quadro que constam os eixos temáticos articuladores, descritores e capacidades.

Acontecerá nos dias 02 a 06/08 a etapa regional promovida pelo CEFAPRO, que reunirá os municípios de Confresa, Porto alegre do Norte, Canabrava do Norte, Santa Cruz do Xingu, São José do Xingu, Santa Terezinha e Vila Rica que compõem o pólo do CEFAPRO de Confresa.
Vale ressaltar que as leituras e discussões as orientações curriculares estadual não param por aí, ainda acontecerão as etapas:
Sistematização do Seminário pelos GTs – SEDUC – CUIABÁ nos dias23 a 27/08; SEMINÁRIO COM Acácia Kuenzer consultores e GTs – SEDUC CUIABÁ, no dia 30/08.
Congresso Estadual – SINTEP, nos dias.02 a 04/09
Finalização de trabalhos GTs, nos dias 08 a 10/09.


FOTOS DO EVENTO
Edição e fotos: Amanda Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário