terça-feira, 2 de novembro de 2010

FORMAÇÃO PELA ESCOLA




FORMAÇÃO PELA ESCOLA


O Programa Formação pela Escola é um Programa de Formação Continuada das ações do FNDE que está sendo implementado pela SEDUC. É uma formação social com o objetivo de capacitar pessoas envolvidas ou que pretendem se envolver com os programas do FNDE, visando melhorar a utilização dos recursos públicos.


Quais são os programas?

- PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NAS ESCOLAS (PDDE);

- PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE);

- PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR (PTE);

- PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO (PLI)

Neste ano de 2010, esse programa está sendo realizado aqui em Confresa pelo CEFAPRO, com as tutoras : Margarete A. A. Bonora e Rosirene Maria Padilha, as quais estão desenvolvendo os módulos junto aos cursistas nos moldes de EDAD.

Já estamos na 3º turma de Competências Básicas e no 3º módulo temático, sendo que nesse mês de novembro os gestores terão a oportunidade de fazer ó módulo do FUNDEB (que é voltado para os gestores e conselheiros), tentamos abranger o máximo de gestores possíveis, principalmente os que moram mais perto de Confresa pois terão que participar de dois momentos presenciais.

A proposta é atender os 7 municípios do pólo do CEFAPRO de Confresa, abrangendo o máximo de pessoas que queiram participar desse processo de cidadania, pois o FPE ( formação pela escola), visa o estudo de fascículos que trazem muitas informações sobre como o FNDE desenvolve suas ações e como nós como gestores e conselheiros podemos fazer o controle social dessas ações.

Atualmente eu , Margarete e minha colega Rosirene já somos tutoras regionais, por isso em 2011 poderemos atender os outros municípios também. A rede municipal disponibilizou uma tutora para desenvolver esse trabalho no âmbito municipal pois a demanda é muito grande e esse programa visa atingir o maior números de cidadãos.

Nos dias 27 e 28 mais 2 turmas fizeram a apresentação de seus projetos de fechamento do módulo e mais uma vez eu me surpreendi com a qualidade e empenho de todos os grupos na realização e também trazendo propostas para os tópicos levantados nas escolas de Confresa. Os temas dessa 3ª turma de competência básicas que se encerrou foram os seguintes:

 Alimentação não saudável nas escolas”

 Arborização na escola municipal Vida Esperança”

 Uniforme Escolar

 Conservação do Patrimônio Público Escolar

 “ Biblioteca”.

Após as apresentações e entregas das avaliações e projetos a turma solicitou que se faça mais um módulo temático até o final do ano, demonstrando mais uma vez o interesse e esforço em se aperfeiçoar nesses assuntos tão polêmicos em nossa sociedade como um todo.

Para encerrar com chave de ouro essas turmas marquei um encontro para confraternização, apresentação de projetos e entrega de certificados para o próximo dia 09 as 19;00 na Escola Estadual 29 de Julho.

Me sinto gratificada como tutora desse programa do FNDE pois vejo tantas pessoas que despertam para uma nova perspectiva e sobretudo para o exercício da cidadania. Com certeza até o final do ano muitas propostas para melhorias nas escolas virão à tona e a sociedade agradece.



Postado: Margarete Bonora

Fotos: BONORA


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário