segunda-feira, 8 de novembro de 2010

" I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE VILA RICA"

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO
03 a 06 de Novembro de 2010
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.

              A educação de Vila Rica promoveu um importantíssimo evento, realizado com a presença da Prefeitura Municipal de Vila Rica, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de cultura, CEFAPRO, COMED, UFMT,UNEMAT e MEC. Nesse momento ímpar reuniran-se profissionais da educação , gestores, acadêmicos de matemática e da educação infantil  cursistas do Proinfantil e do Pro funcionário entre outros, para discutirem e realizarem reflexões sobre vários assuntos concernentes à nossa educação.
              O evento teve inicio no CTG ( Centro de Tradições Gauchas) de Vila Rica, e depois nas dependências da UNEMAT, onde se realizaram inúmeras oficinas, palestras e mesa redonda. Na abertura várias autoridades estiveram presentes e fizeram as suas falas demonstrando que a Educação é prioridade no Município.
               O evento contou com as palestrantes Profª. Ms. Soeli Aparecida Rossi e a Drª.Maria Elizabete Rambo Kochhann, as quais ministraram várias palestras e oficinas também contribuindo muito com as reflexões. As palestras do evento foram de suma importância contendo temas variados tais como:  Ensino Fundamental de Nove anos Legislação Profª. Ms. Soeli Aparecida Rossi (CEFAPRO/CACERES). Ensino Fundamental de Nove anos Linha Filosófica, Metodológica e Teórica. Competências Curriculares Profª Drª. Maria Elizabete Rambo Kochhann (UNEMAT/BARRA DO BUGRE), durante a noite foi feita uma palestra sobre “Motivação Profissional" pela Profª. Ms. Soeli Aparecida Rossi. Competência Curriculares pela Profª. Ms. Soeli Aparecida Rossi. Competências Curriculares para Educação infantil com o Prof.  Raimundo Soares de Souza CEFAPRO/CONFRESA, IDEB e as avaliações externas com a  Profª Drª.Maria Elizabete. Houve momentos de descontração e noite cultural com alguns cantores de Vila Rica, um belíssimo “momento gospel ”, de louvor á DEUS.   Aconteceram sorteios de vários prêmios entre os participantes. Os GT. foram muito variados contemplando diversas  áreas:

 GT 01 - ENSINO FUNDAMENTAL- SERIES INICIAIS

GT 02 - EDUCAÇÃO INFANTIL

GT 03 - ENSINO FUNDAMENTAL SERIES FINAIS

GT 04 -  PRO-FUNCIONARIO

GT 05 GESTÃO

          Houve também o GT direcionado aos cursistas do PROINFANTIL, no qual foram apresentados os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelas alunas.
           A  Promotoria da Comarca de Vila Rica também se fez presente com a palestra do promotor Dr. João Batista qual falou sobre o tema: “ DIREITO DA CRIANÇA”. Após a palestra abriu o debate para os presentes, respondendo perguntas, tirando dúvidas enfim esclarecendo sobre esse tema tão polêmico que é ‘direitos” dentro da educação. Prontamente respondeu a uma pequena entrevista.

ENTREVISTA COM PROMOTOR DE JUSTIÇA:

    1- DÊ A SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO A RELEVÂNCIA DESSE SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DE VILA RICA:
 - Acredito que a educação deve sempre se aperfeiçoar. Qualquer atividade que tenha por objetivo contribuir para a (in)formação de profissionais é de extrema relevância. Pela temática desenvolvida no Seminário, pode-se perceber a preocupação com a atualidade e a formação continuada dos professores. Assim, medidas como estas devem se tornar uma constante. Sabe-se que sempre há apreensão do conteúdo e "repasse", ou melhor, aplicação dentro de sala de aula ou mesmo em todo o ambiente escolar. Desta forma, penso que a comunidade só ganha com iniciativas como estas.

2- O QUE SE TEM FEITO EM VILA RICA EN RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO  E GARANTIA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE  EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO?

 -O trabalho desenvolvido em nossa comunidade envolve todos os segmentos sociais, não somente aqueles que têm função específica de preservar tais garantias. Assim, o MP tem contribuído de maneira permanente com o envolvimento de todos. A Secretaria Municipal de Educação tem ajudado em muito com as campanhas e todos os profissionais estão apoiando. Já realizamos diversas atividades, tais como, palestras, audiências públicas, reuniões etc., e percebemos a presença maciça de pais, alunos e servidores da educação. Os Conselhos Tutelares estão sendo treinados constantemente e tem ganhado mais autonomia e segurança. A polícia também está desenvolvendo  o trabalho de maneira a possibilitar um tratamento mais adequado, deixando a truculência de lado.

3- DEIXE UMA MENSAGEM PARA OS EDUCADORES EM GERAL:

“Não percam a sensibilidade e a motivação. Às vezes vocês são a única referência que muitos alunos possuem”.


       O evento ocorreu de maneira  muito dinâmica, contando com uma ótima infra-estrutura e logística  em relação á alimentação, transporte, espaço físico para as palestras e também  das oficinas. As  palestras  foram de uma riqueza muito grande, proporcionando  muitas reflexões  entre os profissionais presentes . A secretaria de Educação profª  Ednair e coordenadora do curso de Matemática de Vila Rica Vania,   demonstraram grande  satisfação na realização do evento . Todos os organizadores  estão de parabéns, pois trabalharam exaustivamente  na realização desse grande momento que foi o “  I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO “. 


Edição e fotos: Margarete A.A.Bonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário