quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SEMINÁRIO EMIEP: Princípios e Pressupostos


Encontro de Gestores e Professores do Ensino Médio
EMIEP
16/12/2010 à 18/11/2010
CUIABÁ.
Buscando minimizar esta tendência natural, a Equipe de trabalho da Coordenadoria do  Ensino Médio da SUEB/SEDUC pensou  em uma forma de organizar o trabalho do seminário propriamente dito, isto é, a sua execução e ainda algo mais,  que fosse capaz de mobilizar com antecedência à sua realização. Dessa forma, chegamos à criação do BLOG  (www.emseducmt.blogspot.com) que esperamos possa abrir espaço   não só aos participantes presenciais,  mas, possibilitar a todos os profissionais das escolas de ensino médio, o contato com o evento e seus assuntos, já que seria  impossível trazermos todos os professores a esse Seminário.
O Seminário envolverá alguns professores que atuam em Escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP) e também professores daquelas  escolas que irão ofertar um  curso médio integrado  em 2011. Também participarão Professores Formadores de cada Cefapro.  
Pela Programação que está no BLOG,  pode-se perceber que o Seminário tem como foco a questão do Ensino Integrado. Aliás, essa categoria não é atributo unicamente da modalidade técnica do Ensino Médio. Essa etapa da Educação Básica tem como um de seus princípios a organização do processo pedagógico por áreas de conhecimento, em que os conteúdos integram-se sugerindo um tratamento interdisciplinar ao currículo proposto.

Os profissionais encarregados das palestras e mini-cursos cumprem sua agenda de trabalho em Universidades Brasileiras  de São Paulo e Pará e foram criteriosamente escolhidos em função de suas linhas de pesquisa.
Uma pequena explicação sobre os critérios de seleção dos participantes, conforme consta da programação abaixo, para que todos entendam o motivo da seleção ter sido pensada dessa forma.
No primeiro dia (16/11) as palestras serão proferidas para todo o público em um mesmo espaço. Como são muitas pessoas (aproximadamente 500 pessoas), as perguntas e dúvidas serão feitas por escrito e recolhidas ao final de cada palestra. No caso do Professor Marcus Vinicius da Cunha estas perguntas ilustrarão o seu terceiro encontro no dia 17/11, no primeiro horário da manhã.
O mesmo procedimento será adotado nas palestras dos professores Ramon de Oliveira e Ronaldo Lima e da Professora Elinilze Guedes, com a diferença que as perguntas serão respondidas em uma mesa redonda composta pelos professores no último dia (18/11). Exceção a este procedimento  está nas atividades de Práticas Formativas e de Pedagogia de Projetos que terão o formato de mini-curso realizado em duas salas com 100 pessoas cada. O público dessa atividade será composto pelos Coordenadores Pedagógicos das Escolas, os Professores Integradores da área técnica e os professores formadores dos Cefapros, que poderão esclarecer suas dúvidas no próprio momento da realização da atividade.
DIRETOR E PROFESSOR DO  EMIEP DE CONFRESA 
Com essa metodologia esperamos atender uma demanda que tem surgido em nosso contato com as escolas e Cefapros. Tanto uns como outros têm reivindicado orientações para uma prática que contemple a integração curricular e pensamos  que esses atores, reunidos em menor número, teriam maior  possibilidade de se apoderar de teoria e práticas  para ajudá-los  no trabalho de formação continuada com os demais professores das escolas. Porém,  os assuntos ou temáticas abordados no curso, serão apresentados na sequência para os demais professores das áreas de conhecimento. Nesse momento, as perguntas obedecerão a dinâmica do grande público ou seja: as questões serão encaminhadas por escrito ao final da palestra, para serem respondidas na mesa redonda do último dia. Adiantamos também, que no decorrer da mesa redonda poderão ser  feitas  intervenções, seja em forma de simples pergunta ou como debate.
Perguntas também poderão ser encaminhadas antecipadamente por qualquer um, participantes presenciais no evento  ou não, durante todo o mês de outubro e primeira quinzena de novembro através deste BLOG , uma vez que,  disponibilizaremos  aqui o material teórico postado pelos palestrantes   e que será o referencial básico para o desenvolvimento de suas palestras no evento.
Além disso, o BLOG será atualizado diariamente com informações sobre o andamento dos trabalhos.  
          
Equipe do Ensino Médio
SEDUC
Marcos Amado Gonçalves da Silva
Hércules Assunção
Elissandra Vaz Santos
Teresinha Maria da Costa
Tânia Regina Maciel
Fabio Massaki Shimizu
Waleska Gonçalves de Lima
Gerson Ribeiro da Rosa
Jorge Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário