terça-feira, 14 de dezembro de 2010

SENAR E CEJA PARCERIA QUE DEU CERTO


A exclusão social provocada pelo analfabetismo é um fenômeno que está presente em todo o Brasil. E no meio rural ela é ainda maior, reduzindo as oportunidades de melhoria de vida da população. Atento a esta realidade, o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) confirma a sua missão de fazer a promoção social do trabalhador por meio da alfabetização de jovens e adultos, com estratégias de ensino baseadas no educando e seu meio. Alfabetizado, o indivíduo passa a interpretar a sua realidade, interagir com a sociedade e melhorar suas chances sócio-econômicas.
O SENAR desenvolve ações de Formação Profissional Rural e atividades de Promoção Social voltadas para o "Homem Rural", contribuindo com sua profissionalização, integração na sociedade. Estimulando a permanência do homem no campo, despertando o seu interesse e incentivando-o a produzir mais, com noções de cidadania, assim então preservando o meio ambiente, o consumo responsável e ética visando ao desenvolvimento de aptidões pessoais e sociais do trabalhador rural e de sua família, numa perspectiva de maior qualidade de vida, consciência crítica e participação na vida da comunidade.
Tendo em vista que os objetivos principais do SENAR são organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural, assistir a entidades empregadoras na programação e elaboração de programas de treinamento no próprio emprego.
O Centro de Educação de Jovens e Adultos Creuslhi de Sousa Ramos no ano de 2010 contou com a parceria do SENAR através da mobilizadora Janete Freire Rodrigues do Sindicato Rural de Confresa que foram agrupadas Atividades; voltadas Saúde, Alimentação e nutrição, Artesanato, é meio ambiente. Enriquecendo os conhecimentos dos nossos alunos além de levar o mesmo a acreditar na eficiência pessoal e profissional, bem como ganhos econômicos e sociais.
Aconteceram os seguintes cursos:



  • Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza;
  • Aproveitamento de resíduo de madeira-brinquedos pedagógicos;
  • Associativismo e cooperativismo
  • Aproveitamento de resíduo de madeira na confecção de utensílios;
  • Cultivo de mandioca;
  • Pintura em tecido;
  • Educação ambiental;
  • Beneficiamento e conservação do pescado;
  • Produtos conservação vegetais compotas, frutas cristalizadas e desidratadas.
Para o ano de 2011 temos uma demanda de vários cursos oferecidos pelo SENAR com a intenção de fazer com que nossos alunos venha cada vez mais adquirir conhecimentos para assim tornar mais capazes , independentes e autônomos livrando até mesmo do “trabalho escravo” presente em nossa região .
Maria José G. Coelho Castilho
Cood. da área de CHS
Ceja "Creuslhi de Souza Ramos"
Fotos: Renata de Sousa Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário