segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Etapa Regional da CONAPEE

Aconteceu em Confresa nos dias 22 e 23 de Setembro a etapa regional da CONAPEE- Conferencia de Avaliação do Plano Estadual de Educação, organizada pelo CEFAPRO, reunindo os municípios de Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, Vila Rica, Santa Cruz do Xingu e Santo Antonio no Xingu.
Em janeiro de 2008, após ampla discussão com a sociedade, Mato grosso aprovou seu Plano Estadual de Educação (PEE- Lei nº 8.806, de 10 de janeiro de 2008), ampliando as possibilidades de reconhecer a educação como direito humano, dever do estado e compromisso de toda a sociedade. A propria lei que aprovou o PEE determina seu acompanhamento periódico por todas as entidades envolvidas com a educação no estado.

A CONAPEE alem de avaliar o PEE, redimensionando objetivos e metas a partir da avaliação dos resultados alcançados e das exigências da realidade educacional, tem ainda como objetivos:
- resgatar o debate sobre o sistema único de ensino, a partir da discussão sobre o regime de colaboração e o pacto federativo entre estado e municípios,
- contribuir para a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar, numa abordagem sistêmica.
O evento teve inicio no dia 22 com o cadastramento dos delegados, em seguida a apresentação dos eixos, com uma breve reflexão dos temas abordados.
Eixo 1: Qualidade da Educação (Willian Silva de Paula- IFMT)
Eixo 2: Inclusão e Diversidade na Educação ( Rosirene Maria Padilha Ferreira- CEFAPRO)
Eixo 3: Educação e Mundo do Trabalho (Marizete Maria do Nascimento)- SINTEP

Após iniciamos as discussões em grupos, finalizando o dia com a plenária dos três primeiros eixos
 No dia 23 iniciamos com a apresentação dos eixos:
Eixo 4: Acesso e Permanência no Ensino Superior ( Luiz Antonio Barbosa Soares- UNEMAT)
Eixo 5: Profissionalização da Educação: Carreira, Salários e Formação Profissional (Jocilene Barboza dos Santos - SINTEP)
Eixo 6: Gestão Democrática: Do Projeto Pedagógico à Política de Financiamento. (Evany Costa dos Santos - Assessorias Pedagógicas)
Em seguida partindo para as discussões dos grupos, finalizando com a plenária e eleição dos delegados para a etapa estadual que acontecerá nos dias 15 a 18 de Novembro em Cuiabá. 

2 comentários:

  1. QUERO COMO PROFESSORA FORMADORA DO CEFAPRO DE CONFRESA AGRADECER A COLABORAÇÃO DE NOSSOS PARCEIROS E COLABORADORES, OS QUAIS NÃO MEDIRAM FORÇAS PARA NOS AUXILIAR DESDE APOIO LOGISTICO,PALESTRAS,COORDENAÇÃO DE GRUPOS E OUTRAS.
    FORAM DIAS DE TRABALHO ÁRDUO PARA TODOS NÓS,NO ENTANTO QUANDO SE DISCUTE EDUCAÇÃO TEMOS QUE TER SERIEDADE E COMPROMISSO COM A NOSSA SOCIEDADE,POIS DISCUTIR UM PLANO DE EDUCAÇÃO É COISA MUITO SÉRIA POR ISSO AGUARDAMOS A ETAPA ESTADUAL EM CUIABÁ. PROFª MARGARETE BONORA

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PESSOAL ESTAMOS AQUI EM CUIABÁ NA CONAPEE 2011 DEFENDENDO AS EMENDAS PELO SEGMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO.AVALIANDO O PLANO.
    RUMO AO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MT.

    ResponderExcluir