sexta-feira, 13 de abril de 2012

Capacitação OLP 2012






Neste ano de 2012, acontece a OLP, Olimpíada de Língua Portuguesa. Esta ação é Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Para consolidar essa política pública de educação, o CEFAPRO em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Confresa, realizaou nos dias 23 e 24 de março, um encontro formativo com intuito de capacitar professores de Língua Portuguesa que atuam nas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas escolas públicas de Confresa. Esta formação com carga horária de 20 horas, promoveu o encontro de professores que atuam em rede municipal e estadual, tanto da área urbana como também do campo. Estes profissionais tiveram oportunidade de compartilhar conhecimentos, aprimorar conceitos e discutir sobre as fragilidades no ensino de língua escrita. 


As atividades realizadas nestes dois dias de intenso trabalho, contou com uma programação diversificada, nas quais as professoras Angela Claudia(CEFAPRO) e Adriana Borges(Secretaria Municipal  de Educação) planejaram e coordenaram os trabalhos. As atividades foram distribuídas de forma a contemplar a leitura e escrita, dando destaque à escrita, pois a OLP vislumbra contribuir para a melhoria desse eixo que integra várias capacidades. Foram discutidos os quatro gêneros que compõem a OLP 2012, poema, memória, artigo de opinião e crônica. E para vivenciar momentos de escrita, as oficinas realizadas foram do gênero memórias, nas quais os professores se posicionaram como escritores. Este momento, foi repleto de desafios, pois escrever é algo que requer um planejamento bem elaborado. Desse modo, este momento provocou discussões voltadas para o planejamento, para a necessidade de uma sequência didática bem elaborada.


Outro momento dinâmico, foi um relato de experiência com a participação do professor Ocivaldo. Este professor desenvolveu a sequência didática da OLP em 2010, na Escola Estadual 29 de Julho. Após esse trabalho, um de seus alunos,  com o gênero crônica, foi selecionado para participar da etapa final. Socializar esta experiência causou boas expectativas para a realização da OLP 2012.


E para contemplar a linguagem como um modo dinâmico que permeia vários espaços virtuais, foi proposto também uma oficina de blog, pois muitos professores ainda não tem o hábito de expôr suas experiências pedagógicas em espaços de interação virtual. Desse modo, o objetivo desse momento foi o de incentivar os relatos de experiências com o trabalho de produção de textos escritos realizados pelos alunos, principalmente as atividades referentes à OLP 2012. Esta oficina, contou com a ajuda das professoras Renata de Sousa, que tem larga experiência na coordenação de trabalhos com as Tecnologias e com a professora Andria, técnica do laboratório de informática da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto.


 A realização deste encontro é uma ação prevista desde novembro de 2011, quando a SEDUC, em Cuiabá promoveu esta formação, com intuito de que posteriormente os professores formadores da área de linguagem dos 15 CEFAPROS com auxílio de alguns profissionais das secretarias municipais de educação, realizassem esta capacitação. Nesse contexto, o CEFAPRO através de ação articulada com a Secretaria Municipal, conseguiu organizar este encontro de maneira a contemplar o atendimento a 100% dos professores do município de Confresa, que se enquadram na descrição de professores a participar dessa maratona da OLP 2012.
Nesses dois dias de estudos e reflexões, tivemos a oportunidade de apreciar algumas atividades culturais, afinal de contas, a linguagem se manifesta de várias formas, através da música, poema e gestos. Assim, tivemos na abertura do evento a apresentação de Thiago, da dupla Max e Thiago. No segundo dia, uma declamação de poema com a professora formadora do Campo, Edineth França e também uma demonstração da Língua Brasileira de Sinais com a professora Deiriany.
E o lanchinho que não poderia faltar foi preparado com muito carinho por Silvaní e Elaine, que fazem parte da equipe do CEFAPRO.

E para finalizar o encontro, uma apresentação do professor Sérgio, que cantou uma música de sua própria autoria.

Os resultados desta formação somente serão visíveis,  a partir do momento que os profissionais envolvidos nesta capacitação colocarem em prática suas reflexões teóricas. Vale lembrar aqui da necessidade de atrelar teoria e prática, duas vertentes que devem caminhar juntas para suscitar ação-reflexão-ação. Nesse contexto, gostaria de pedir a todos os participantes deste encontro, que não esqueçam de dar continuidade no trabalho de estruturação do blog. É necessário legitimar as ações que acontecem na escola e o blog é uma ótima ferramenta de interação na qual poderemos trocar experiências, aprimorar nossas práticas e dar visibilidade aos processos escolares, que muitas vezes ficam restritos apenas aos professores. É necessário mostrar à sociedade o que a escola tem feito.

Esta ação somente foi possível se realizar porque nesse processo de planejamento, foram envolvidas muitas pessoas. Então, quando nos referimos à ações articuladas entre CEFAPRO e Secretaria Municipal de Educação, não podemos esquecer que estas instituições só existem porque nelas existem pessoas. E são estas pessoas que puderam fazer acontecer este encontro. 

Nesse contexto, gostaríamos de agradecer:
Primeiramente a Deus por ter permitido este momento de aprimoração de conhecimentos;
À gestão do CEFAPRO e toda sua equipe pelas contribuições; 
À SEDUC, representado pelo professor Edevamilton, coordenador de formação continuada em tecnologia educacional e responsável pelo PROINFO integrado em Mato Grosso; 
À Senhora Margarete, diretora da Escola Teotônio por ter cedido o espaço para a formação;
À Secretaria Municipal de Educação de Confresa e toda a sua equipe;
E finalmente a todos os professores e professoras que tiveram a humildade de compartilhar suas experiências vivenciadas em sala de aula no trabalho com a linguagem . 

Texto: Angela Claudia Dias Domingues
Fotos: Margarete Bonora

Segue abaixo o material utilizado na formação: 

Vídeos:

A vida de Karina

Textos e fotos: 


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