quarta-feira, 4 de abril de 2012

CEFAPRO DE CONFRESA PRESENTE NO SEMINÁRIO DA UNEMAT EM CONFRESA- MT


 “ Parceladas há 20 anos proporcionando formação de professores com qualidade no Araguaia”


            Aconteceu neste dia 20 de março de 2012 no Município de Confresa o Seminário da UMENAT com o seguinte Tema: “ Parceladas há 20 anos proporcionando formação de professores com qualidade no Araguaia” e na  ocasião  houve  também a Aula Inaugural a qual fechou o evento com chave de ouro.
              A programação foi  muito dinâmica e iniciou com a composição da mesa das autoridades na qual estavam presentes  os representantes de várias  instituições de Confresa e do pólo, tais como o coordenador  da UNEMAT, assessoria pedagógica , diretora do CEFAPRO  secretário de  educação , diretor do IFMT  , secretária de educação de Santa Cruz do Xingú e representantes dos gestores das escolas de Confresa- MT.
  
      O Seminário contou com as seguintes Palestras
*   Coordenador da UNEMAT,  profº Ms. Luiz Antônio Barbosa Soares, discorrendo sobre o tema: “Histórico das parceladas no Araguaia: Concepção de Ensino, pesquisa e extensão”.
*    Secretário de educação de Confresa Profº Marcio Andrade de Paiva, com o tema: “ Gestão Municipal e as Parcerias na Formação de Professores”.
*  Coordenadora do curso de Letras profª Esp. Cleonilde  Ribeiro de Souza Costa trazendo  “O Perfil do Curso de Letras”
*  Professora Formadora do CEFAPRO de Confresa da Educação do Campo: Profª Esp. Edineth França, discorrendo sobre o tema: “ Concepções de Educação do Campo e para o Campo”.
Durante o Seminário os acadêmicos e convidados foram  recepcionados com um belo coquetel, junto ao “Espaço Doce Festa”

Confira abaixo as  entrevistas realizadas pela professora  Formadora: Margarete          Bonora do CEFAPRO de Confresa/MT


1-Entrevista com o coordenador da UNEMAT Campus de Luciara/MT.

Profº Ms. Luiz Antonio Barbosa Soares (Tunico)
1-      Tunico, para a UNEMAT o que significa a abertura de mais esses cursos?
Neste ano de 2012 estamos comemorando 20 anos de atuação no Norte Araguaia. Oferecer mais nove cursos de  graduação ( letras,Ciência Sociais-Educação do Campo, Química, Educação Física, Informática, Pedagogia- educação do Campo, Biologia, Inglês e Espanhol, sendo estes três últimos na modalidade de segunda licenciatura). Nesta região a demonstração do compromisso da atual gestão da UNEMAT como  interior do estado de Mato Grosso.
  Ressaltamos que isto está  sendo possível nestes anos, em função das parcerias seladas e imprescindíveis construídas entre prefeituras, SEDUC e UNEMAT.

2-      Como coordenador do Campus, fale sobre esse novo curso de Ciência  sociais- Educação do Campo:
- Este é um novo curso que com certeza trará uma contribuição para as discussões da educação do Campo na região do Araguaia.

3-       Deixe aqui uma mensagem para os novos acadêmicos  UNEMAT de 2012:
- Em nome do Reitor  profº Adriano Silva e o vice-reitor Dionei desejamos á todos os acadêmicos que sejam bem vindos á UNEMAT.

2- Entrevista com Acadêmica do Curso de Ciências Sociais- Educação do Campo

 Dagmar Aparecida Teodoro Gatti, Vereadora de  Santa Terezinha- moradora desta região desde a década de 70, sempre atuou na educação, envolvida nos movimentos sociais e uma das pessoas que esteve presente nas discussões sobre a educação desde a implantação da UNEMAT, como também INAJÁ I, INAJÁ II, já teve inúmeras contribuições em relação ao desenvolvimento dessa região.
Dagmar, sabendo um pouco de sua trajetória nesta região, pergunto  a você, qual a sua expectativa para esse curso?
- Para mim é a possibilidade de obter uma graduação nessa área de grande afinidade. Minha expectativa é de que o curso possibilite uma análise e reflexão da luta pela educação na região que teve seu desenvolvimento aliado  a luta pela terra e aos  movimentos sociais. É  importante o resgate histórico, a reflexão e redesenhar o novo, o  hoje.

3-Entrevista com Professora Formadora do CEFAPRO /Confresa/MT  de Educação do Campo

O que significa para a região um curso de Licenciatura em Educação do Campo? Por favor faça uma reflexão sobre:
         Essa é uma região que tem um  histórico de luta pela educação. Uma luta seguramente ligada à luta pela terra e defesa dos camponeses.
          Esse curso de Licenciatura em Educação do Campo é mais uma conquista, fruto da luta de tantos educadores, de camponeses, da Prelazia de São Félix do Araguaia e tantos sujeitos aos quais certamente devemos essa vitória.
           Já temos alguns cursos dessa natureza acontecendo no estado e ofertados pela UNEMAT, Pedagogia da Terra e Pedagogia em Educação do Campo, esse seminário hoje marca o início do curso aqui em e Confresa e ainda este ano inicia Pedagogia em Educação do Campo, também pela UNEMAT, em Luciara.

          A Educação do Campo em nossa região está em festa. Hoje é dia de comemorar, contudo, mais do que festejar, comemorar significa: juntos fazer memória. Então não podemos nos esquecer de todo o empreendimento que antecede esta data.
         E nesse processo de memória não podemos nos esquecer das contribuições da Unemat, da Prelazia e de pessoas que foram determinantes e que sonharam com o que vivenciamos hoje na Educação da região do Araguaia, em especial o Bispo Casaldáliga, a professora Lourdes Jorge, do CEFAPRO de São Félix do Araguaia, a professora Ana Maria Lopes, da Gerência da Educação do Campo – SEDUC/MT e o nosso ilustre Eudson de Castro, que infelizmente já não está entre nós. A eles, nosso muito obrigada e aos cursistas os nossos parabéns!
Edineth França – Professora Formadora da Educação do Campo / CEFAPRO – Confresa-MT


          Caros leitores  esse evento, com certeza marcará a vida de muitas pessoas. Em Confresa e região.  ( Bonora)



Entrevistas e Fotos: BONORA



Nenhum comentário:

Postar um comentário