quarta-feira, 18 de julho de 2012

SOBRE ESTE EVENTO A FORMADORA ESCREVEU:


Complexo Temático – Realização da Investigação Socioantropológica – Silvio Rocha





                 As contribuições da profa. Dra. Acácia Kuenzer nos conduziram a refletir sobre o significado da concepção de Educação Básica e, alertou-nos para a compreensão de que as Orientações Curriculares de Mato Grosso é um produto ousado e valioso que concebemos como educadores. Porém, embora essas orientações demarquem concepções teóricas, objetivos e conteúdos, é preciso avançar, pois não se trata de um modelo a seguir e sim de uma trajetória a construir.



      De forma bem filosófica e poética o prof. Carlos Abicalil nos instigou a “reparar” a educação desde o cenário das políticas e legislações nacionais ao que se pretende em nossas escolas com as OCs. Tendo em vista as reflexões e dados suscitados pelo professor, mais do que “reparar” cabe-nos acreditar e nos propor a mudança de postura(s) em prol de uma educação com qualidade social.
            Semelhante aos demais palestrantes, o Profº Doutorando Silvio Rocha (RS),  foi determinante para a qualidade e relevância do evento. Possibilitou-nos repensar, reafirmar e até desconstruir conceitos acerca do complexo Temático. Apresentou-nos uma trajetória panorâmica em torno de autores e principais influências teóricas para o que temos como sistema de organização de ensino previsto em nossas OCs e por fim lembrou-nos da importância de incorporar em nossas práticas o verbo “esperançar” que Paulo Freire nos deixa como alerta para uma esperança de luta e construção.

 Por: EDINETH FRANÇA - Professora Formadora da Educação do Campo- CEFAPRO de Confresa-MT.
Fotos: BONORA




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