terça-feira, 7 de agosto de 2012

Formação fortalece leitura e escrita das crianças de até 8 anos

 
 Formadoras do CEFAPRO de Confresa participam do ALFABELETRAR em Cuiabá.
 
Volney Albano / Assessoria Seduc-MT
Formação fortalece leitura e escrita das crianças de até 8 anos
“Essa formação começa agora e terá prosseguimento em nossas escolas, pois a nossa luta é para acolhermos nossas crianças e trabalharmos para que saibam ler e escrever até os oito anos de idade” declarou nesta segunda-feira (06.08),a assessora Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rosa Neide Sandes de Almeida, na abertura da Jornada Alfabeletrar.

O evento de cinco dias ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, e conta com a participação de 850 pessoas, entre professores articuladores das 734 Escolas Estaduais, formadores dos 15 Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros) e representantes das Secretarias Municipais. De acordo com Rosa Neide, Mato Grosso saiu na frente do país ao lançar uma jornada com foco exclusivo na alfabetização das crianças. “O Ministério da Educação (MEC) dará início em 2013 ao projeto ‘alfabetização na idade certa’, mas nós já preparamos nossa jornada Alfabeletrar a pelo menos dois anos. O nosso trabalho também consta nas Orientações Curriculares do Estado”, disse. Ela ressalta, porém, que o trabalho matogrossense irá incorporar as diretrizes que serão repassadas pelo MEC no próximo ano.

Rosa Neide destaca que entre as ações próprias da Seduc para 2013, no esforço para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos está o ajuste na jornada de trabalho dos professores. “Atualmente muitos profissionais cumprem as 20 horas de trabalho da carreira em sala de aula, mas fazem as 10 horas atividades nos períodos de almoço ou a noite fora do ambiente escolar. A partir do ano que vem as horas atividades terão de ser feitas durante o horário de trabalho e dentro da escola”, explicou.

Ela cita que ao preparar as aulas nas unidades de ensino, os profissionais terão mais condições de avaliar quais os alunos, em especial dos anos iniciais, tem mais dificuldades de alfabetização. “E juntos nos momentos de reflexão coletiva, todos os profissionais poderão preparar melhores aulas que atendam as necessidades dos estudantes”, afirmou.


 Programação

Durante os cinco dias de evento, os presentes participarão de oficinas de Língua Portuguesa e Letramento e Matemática. Esse trabalho contará com o acompanhamento da doutora em Ciências da Educação, Elvira Souza Lima. Ao longo das atividades ela enfatizará com base em 40 anos de estudos da área da neurociência, sobre a necessidade de mudanças na parte pedagógica, para melhor ensinar as crianças.
Segundo a superintendente de Formação da Seduc, Ema Marta Cintra, ao final do evento cerca de 100 profissionais ficarão encarregados de multiplicar a formação nos municípios.

VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
________________________________________________________________________________

      Uma formação de tamanha proporção como  esta, com certeza só vem para melhorar a qualidade no processo de ensino  aprendizagem dos alunos de  nosso estado.  Espero que os articuladores de cada pólo possam chegar em suas escolas e colocar em prática juntamente com os demais colegas esse programa tão relevante para nossos educandos. Pois a alfabelização  é a base de toda  a a prendizagem.
        Desejo um ótimo  evento a todos e bom trabalho no ALFABELETRAR!

          Margarete A. A. Bonora- Professora  Fomadora do CEFAPRO de Confresa/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário