domingo, 24 de outubro de 2010

I SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

O I seminário da Educação Infantil: Desafios e Possibilidades, aconteceu entre os dias 20 a 23 de outubro de 2010 , nas dependências da Escola Municipal Agamenon Magalhães, no município de Confresa – MT.

O evento surgiu do esforço conjunto da Secretaria Municipal de Educação, esporte, lazer e cultura, CEFAPRO, UFMT, Promotoria Pública da Comarca de Porto Alegre do Norte e Escolas particulares do município de Confresa – MT. Contou com a presença dos profissionais da Educação que atuam na Educação Infantil nas redes municipal e estadual de Confresa ( professoras em exercício, acadêmicas da graduação em Educação Infantil, acadêmicas do PROINFANTIL),  representantes de pais, equipe da SMEELC e do CEFAPRO, representantes do CME, do Conselho de Direito da Criança e do adolescente, membros do Conselho Tutelar e do Comitê do Par.
O objetivo do Seminário foi debater Políticas Púbicas, Proposta Curricular e Metodológica para Educação Infantil na perspectiva de construção do capítulo da Educação Infantil no Plano Municipal de Educação.

Para composição da mesa foram convidados: a professora Marcia ( diretora em exercício da Escola Agamenon), a Secretária de Educação profª Terezinha, profª Maria de Lourdes representando o CEFAPRO, profª Maria do Rosário representando o Conselho Municipal de Educação, profª Lucimeire Lazara como representante do SINTEP, profª Silvia representando a Assessoria Pedagógica – SEDUC, o vereador José Francisco de Assis; a profª Glaucia, tutora do Proinfantil; a profª Carmelita da rede particular, profª Ana Lucia Lobo API do Proinfantil e a profª Maria Aparecida como representante do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente. O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, tem como tema; “DESAFIOS E POSSIBILIDADES” e algumas metas a alcançar nesses dias de estudos e discussões que são; debater as políticas públicas para a Educação Infantil, tendo ainda como propósito a construção do plano municipal da Educação Infantil de Confresa e a proposta curricular, na pauta também estão; a apresentação dos trabalhos das cursistas do proinfantil, instituição do fórum Municipal de Educação Infantil, palestras, debates e apresentações culturais das escolas presentes.

O evento contou com a contribuição da professora Ms. Vera Lucia Tanus da UFMT, discutindo o tema: As especificidades da ação pedagógica com bebês, onde a mesma abordou a identidade profissional e o trabalho docente da Educação infantil, conceituou a Educação Infantil com base em elementos históricos, enfocou a criança como sendo um ser de direito, enfatizou o papel da educação/educador da Educação Infantil e ainda, questionou sobre o compromisso do profissional com sua formação.

No sábado foi aberta a discussão do tema: “Os direitos da Criança e do Adolescente”, tendo como palestrante o Promotor de Justiça da Comarca de Porto Alegre do Norte, Leonardo Moraes. Assim, iniciou sua fala conceituando a criança e o adolescente segundo a justiça (ECA), fazendo um breve histórico do Estatuto da Criança e do Adolescente e seus objetivos. Informa o papel e responsabilidade do professor em estar observando seu aluno na intenção de identificar alguma situação de risco.Respondeu várias indagações dos presentes e se mostrou a disposição para esclarecer a comunidade dos direitos e deveres da família e do estado em relação à educação infantil.

O evento foi encerrado com um delicioso almoço para os presentes e na avaliação que foi realizada o que foi dito realmente superou as expectativas dos participantes contemplando as metas esperadas.

Fotos e Edição: Margarete A.A. Bonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário