domingo, 10 de outubro de 2010

II SEMINÁRIO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE BARRA DO GARÇAS, CONFRESA E SÃO FELIX DO ARAGUAIA


Aconteceu nos dias 06 a 08 de outubro em Barra do Garças o II seminário Regional para formação e avaliação em tecnologia educacional dos CEFAPROs, contando com a participação de professores, gestores e técnicos dos LIEDs das escolas Estaduais dos pólos de Confresa, Barra do Garças e São Felix do Araguaia.


O Seminário teve início com uma apresentação cultural, “Boi Negritude”, grupo formado por alunos e professores do CEJA de Barra do Garça. Em seguida o Professor Ms Edevamilton nos presenteou com a palestra - "Navegando, tecendo e edificando a Tecnologia Educacional em terras do Araguaia." Uma bela palestra que nos fez refletir cada vez mais sobre a importância da tecnologia educacional para se conseguir de fato uma educação de qualidade, que busque realmente formar o cidadão, sem apenas querer transformá-la, mas que em primeiro lugar queira entendê-lo e que seja capaz de interagir com esse aluno. Seguido dos casos de sucesso das escolas estaduais de Barra do Garça.

No período vespertino foram realizadas várias oficinas:

Oficina I - Aplicativos para Blog Professor Formador - Rafael Leandro (CEFAPRO de Rondonópolis);

Oficina II – Interagindo com o Linux Educacional, formador Vitório Helatczuk e Maike Zaniolo Arvani(CEFAPRO de Juína e Escola Estadual Maria Quitéria de Castanheira/MT);

Oficina III - Utilizando o Italc em rede -Professores Formadores – Luizmar Deluque (CEFAPRO de Cáceres) e Weder (CEFAPRO de Juara);

Oficina IV – Produção de vídeos no Movie Maker – pelas Professoras Formadoras – Marizete (CEFAPRO de Barra do Garça) e Renata (Multiplicadora do Proinfo);

Oficina V – Produção de Artigo de publicação Ministrantes: Lucimar Araújo (Coordenadoria de Formação em Tecnologia Educacional) e a professora formadora, Aldina (CEFAPRO de Cuiabá).

No segundo dia Tivemos uma participação do professor e Dr. Alberto Tonaghi, por meio de uma (web conferência), direto do Rio de Janeiro. O Professor Alberto Tonaghi falou por alguns minutos com muito entusiasmo sobre a importância de nos tornarmos autores das nossas ações na escola. De não termos medo de ousar, de desafiar e enfrentar todos os desafios.

O CEFAPRO de Confresa contou com a participação da Professora Renata de Sousa Pinheiro coordenadora do CEJA Creuslhi de Sousa Ramos, que relatou sobre os projetos realizados na escola e que apesar da falta de infra-estrutura os professores não deixaram de participar e de realizar atividades utilizando as tecnologias, fazendo com que os alunos também utilizassem esses recursos para realização das atividades.

O professor Eder Joacir de Lima Diretor da escola Estadual Tapirapé em Porto Alegre do Norte, apresentou os projetos realizados pela escola utilizando as TICs, mostrou a importância da participação e do acompanhamento da Gestão no processo da inclusão digital.

O professor Weliton Borges Vieira Professor de informática do EMIEP da Escola 29 de Julho de Confresa, relatou sobre a experiência na tutoria do Aluno integrado, mostrou o seu trabalho de integração das disciplinas no curso do EMIEP e apresentou os projetos que seus alunos vem desenvolvendo de inclusão digital da comunidade e da radio na escola. No noturno aconteceu novamente as oficinas atendendo novo cursistas.

No terceiro dia finalizamos com a apresentação dos casos de sucessos de São Felix do Araguaia, contamos com a apresentação da professora Gleibiane professora formadora do pólo de Primavera do Leste que mostrou os casos de sucesso do pólo, da professora Leane do Pólo de Sinop, apresentando o seu projeto de Linux para usuários, e as apresentações de alguns representantes das cidades que compõem o pólo de Barra do Garças.

Queremos parabenizar o CEFAPRO de Barra do Garças pelo encontro, que nos enriqueceu bastante, com as oficinas e rodas de experiências, e agradecer pela oportunidade de estar apresentando e divulgando os projetos e casos de sucesso do pólo.

APRESENTAÇÃO DO PROFº EDER 

APRESENTAÇÃO DA PROFª RENATA


APRESENTAÇÃO DO PROFº WELITON

Texto: Amanda Moraes Rodrigues
Fotos: Margarete A.A.Bonora, Weliton Vieira e Amanda Moraes

4 comentários:

  1. Por Kassu Editor do site Água Boa News
    Esta importante reportagem foi reproduzida em www.aguaboanews.com.br
    Ver no linck abaixo:
    http://www.aguaboanews.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=11179:ii-seminario-de-tecnologias-educacionais-de-barra-do-garcas-confresa-e-sao-felix-do-araguaia&catid=19:educa&Itemid=16

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi muito enrequicido o seminário em Barra do Garças, nos fez refletir o quanto é importante os recursos tecnológicos na nossa pratica pedagogica. Parabéns a todos.

    Renata Sousa.

    ResponderExcluir
  3. Falando em conhecimento, não poderiamos deixa de lado a tecnologia e com o II seminario de tecnologia em barra do garças podemos trazer grandes reflexões, onde tecnologia e ensino podem andar juntas formando assim uma formula inovadora de busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o 2º Seminário das TICS que participo como professora formadora do CEFAPRO na área de ciências humanas e sociais e tem contribuído sobremaneira para minhas ações de formação com os professores.São momentos como esses de trocas de experiências,de apresentações de trabalhos, de estudos e oficinas que nos fortalecem enquanto educadores e usuários dessas novas tecnologias.
    PARABÉNS á coordenadoria de TICS da SEDUC, CEFAPROS de Barra do Garças e demais organizadores desse rico evento.

    ResponderExcluir