segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CONAPEE ETAPA ESTADUAL

ABERTURA DA CONFERÊNCIA- SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

DELEGADOS DO POLO DE CONFRESA/MT.

CONFERÊNCIA  DE AVALIAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO
CONAPEE
                  Teve inicio no auditório do Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá no dia 15 até o dia 18 de novembro de 2011, a CONAPEE- Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso.
               Na abertura tivemos a presença de nosso Secretário Saguas, o qual fez uma fala pontuando a relevância desse  evento para nosso estado e também a nível nacional, pois Mato Grosso avança neste aspecto e é pioneiro  quando se trata de construir o seu próprio Plano  de Educação e o que é crucial para o fortalecimento do mesmo, a avaliação deste plano que é feita a cada 3 anos. Na composição da mesa tivemos  dentre eles, os representantes de várias instituições as quais  fazem parte do Fórum, como o presidente do SINTE/MT, o deputado Ezequiel, aluno  representando a UBES, dos   conselhos, dos municípios e da SEDUC. Dando seguimento ao evento tivemos na abertura, além da fala das autoridades tambem conferencistas que nos trouxeram uma pertinente reflexão sobre o plano;  como vemos o plano? que plano queremos? Tivemos também a fala de um aluno secundarista do Liceu Cuiabano, o qual representa a UBES (União Brasileira de estudantes), esse aluno expos a visão dos estudantes sobre o plano Estadual e Plano Nacional , pois disse que o movimento que ele representa no estado de MT, levou  também para a discussão do nacional  muitas emendas para serem apreciadas. O presidente do SINTEP /MT, Gilmar também fez uma fala, fazendo um chamamento a todos sobre o plano e pontuou  vários aspectos a serem melhorados no mesmo.
            Durante a semana tivemos várias palestras, com objetivo de auxiliar nas reflexões desse grande e tão importante documento para  a educação de nosso estado, tivemos a participação dos delegados de todo o estado representando os diversos segmentos de nossa sociedade, os quais vieram para defender as emendas de seu pólo. Momentos com os EIXOS foram fundamental para que se concluísse em parte esse imenso trabalho de avaliação de nosso plano de educação de Mato Grosso.
               As votações dos EIXOS e da Plenária  foram através de debates muitas vezes acalorado pois as defesas contra e a favor precisam ser feitas até mesmo para exercitarmos o valor de nossa democracia.
           Eu participei como delegada do Polo de Confresa pelo segmento dos profissionais da educação, contribui nas discussões do seminário a nível municipal e regional desse pólo e tive a chance de estar também aqui no estadual, onde as discussões avançaram e muito em todos os  sentidos.
             Para mim como professora formadora do CEFAPRO é um momento impar para nós educadores, pois, podermos contribuir de forma direta sobre um documento de tamanha relevância é avanço e muito, na busca de uma Educação de Qualidade a qual tanto almejamos.
             Diante de tamanhas oportunidades de debates e reflexões sobre o tema e da presença de vários segmentos fazendo a leitura desse evento, decidi realizar mais uma entrevista para  BLOG do CEFAPRO de Confesa/MT. Desta vez trago entrevista de várias pessoas, as quais defendem seu grupo diante desse plano.
              
 TEXTO/ FOTOS E ENTREVISTA; BONORA 2011.

ENTREVISTA  COM A PRESIDENTE    DO FÓRUM  DE EDUCAÇÃO: 
ROSA NEIDE SANDES DE ALMEIDA
  - QUAL A AVALIAÇÃO QUE FAZ DESTA TRAJETÓRIA PERCORRIDA DESDE AS PRIMEIRAS DISCUSSÕES SOBRE O PLANO, SEMINÁRIOS MUNICIPAIS, REUNIÕES, SEMINÁRIOS REGIONAIS  ATÉ O SEMINÁRIO ESTADUAL?


 "  O PEE de Mato Grosso foi aprovado após longa discussão pela base e pelas autoridades competentes , entretanto , como culminou em 2011 a discussão do plano nacional , o fórum estadual de educação entendeu ser legítima a intenção de avaliar o plano do estado , articulando-o com as metas do Plano nacional.


Partiu-se do mesmo princípio , o plano não pode ser algo extenso , tem que ser abrangente , porém objetivo , para que toda a sociedade possa conhecê-lo , acompanhá-lo e avaliá-lo.



Assim , organizamos uma comissão estadual , com representantes das diversas entidades , buscando atender os interesses da diversidade para construirmos o diálogo com as diversas instituições.



Dividimos as atribuições e na sequência orientamos os municípios para que fizesse uma discussão local , no sentido de contribuir com o relatório feito pela equipe técnica . Assim sendo , houve as discussões locais e posteriormente as conferências regionais , instâncias deliberativas que aprovou as emendas .



Nos dias 15 a 18 de novembro , em Cuiabá , os delegados eleitos nas regionais , discutiram e votaram as emendas , cumprindo o dever cidadão de construir no coletivo uma educação pública de qualidade, onde os filhos dos trabalhadores possam ver as garantias de qualidade na educação na sociedade atual. "


CAROS COLEGAS CONFIRAM TAMBÉM OUTRAS ENTREVISTAS QUE SERÃO PUBLICADAS COM EXCLUSIVIDADE  AINDA ESSA SEMANA.AGUARDEM E CONFIRAM.

Por Margarete  A.A. Bonora



Nenhum comentário:

Postar um comentário