quinta-feira, 31 de março de 2011

II Encontro Estadual de Formação em Tecnologia Educacional Digital para os CEFAPROS e NTMs - 2011

CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS E TECNOLOGIAS EM MATO GROSSO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA em TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL.


Aconteceu nos dias 22 a 25 de março o segundo encontro de formação em Tecnologia Educacional Digital, realizado em Diamantino, onde participaram do evento os formadores em Tecnologia educacional dos CEFAPROs e NTMs, Alguns diretores dos CEFAPROS e diretores das escolas que foram contempladas com o projeto UCA (Um Computador Por Aluno) no estado.
O encontro tinha como objetivos:
-Possibilitar a formação continuada dos formadores em tecnologia educacional no contexto da política estadual e federal do Proinfo Integrado.
·Repassar orientações sobre a execução dos programas de formação continuada em tecnologia educacional da SEDUC e seus ambientes virtuais e sistemas de gestão para execução dos cursos IED; TIC; PITEC, ALUNO INTEGRADO E UCA.
·Realizar lançamento de cursos de formação continuada aos professores formadores em tecnologia educacional dos CEFAPROS e gestores da SUFP tendo como temáticas: Formação de professores e cibercultura e O Chão da escola: ambiente síntese para  a convergência digital. 
Durante o encontro os formadores tiveram a oportunidade de socializar as ações desenvolvidas no pólo: as atividades realizadas, as dificuldades e casos de sucesso na área de tecnologia educacional realizada pelos Cefapros e NTMs,
Aconteceu também a elaboração de planos de ação de formação continuada para o ano, onde foi dividido em três subgrupos, ficando responsáveis pela articulação e construção de uma proposta de plano que foi socializado com os demais formadores. Portanto além das propostas de formação do IED, TICs e PITEC, serão realizadas formações como o linux educacional ( curso lançado pelo MEC este ano), formação para os técnicos e PITEC para o EMI.
 Além disso tivemos palestras realizadas pela Prof.ª Ms Aldina Cássia, que falou  sobre “Educação On-Line: desafios para a formação de professores”, Prof.º Ms Edevamilton de Lima, com o tema “Mapeando, Interagindo, Tecendo e Edificando redes como espaços educativos: a formação em TED na cibercultura”, ambos da coordenadoria de tecnologia. Contamos também com uma webconferência com o prof. Drº Alberto Tornaghi que falou da importância da produção escrita e da publicação de artigos, destacando que Mato Grosso está à frente das ações em formação continuada em tecnologia educacional, mas não possui publicações sobre tais ações.
Contamos com a participação do Profº Marcos Amado representante da SEDUC (Ensino Médio) onde tentamos estabelecem uma aproximação, uma vez que a grande parte do ensino médio integrado do estado é na área da informática e nos formadores em tecnologia educacional não somos convidados para estar participando dos seminários e da articulação das ações. Para dar esse suporte em relação à integração das áreas pensamos em um formato da formação do PITEC, uma vez que o curso é justamente essa integração das áreas com a tecnologia.
Aconteceu um momento a parte com os diretores e técnicos das escolas contempladas com o UCA, para informar da formação que será realizada pela UFMT e acontecerá para todos os professores e para auxiliar na manutenção dos computadores e também para esclarecer as duvidas sobre a utilização dos computadores.
Fazendo uma avaliação do encontro gostaríamos de ressaltar que ações como esta contribuem para o fortalecimento da rede cada vez. Destacamos ainda que a sociedade da informação proporciona, de forma democrática, que as pessoas surjam em todas as áreas e ajam como agentes influenciadores , daí a importância do planejamento coletivo da socialização das ações e do fortalecimento da rede, que será uma forma de integração de nossas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário