quinta-feira, 3 de março de 2011

Conferência Municipal de Educação de Confresa


No dia 02, deu-se início a COMEC, Conferência Municipal de Educação, organizada pela SMEL (Secretaria Municipal de Educação e Laser). Com duração de três dias, 02 a 04 de Março de 2011. Esta conferência pretende contemplar os anseios educacionais do município de Confresa. Trata-se de legitimar um documento que norteará a educação municipal, por um período de dez anos, estabelecendo metas e diretrizes a curto e longo prazo. Por se tratar de um Plano Municipal de Educação Articulado, Conta com a participação de vários segmentos da comunidade, como, pais, professores, assessoria pedagógica, CEFAPRO, equipe da SMEL, SINTEP, IFMT, UNEMAT e outros.
O evento além de oportunizar discussões emergenciais referentes à educação traçando o Plano Municipal de Educação traz ainda apresentações culturais, conferências e mesas redondas com temáticas que abordam estas questões emergenciais. Vale ressaltar que Confresa está a frente na elaboração de políticas publicas de educação uma vez que é o primeiro município dessa região a construir um plano de educação pós CONAE, articulado com os segmentos locais da educação,  instituições e representantes da sociedade civil.
No primeiro dia desse evento houve a composição de mesa com várias autoridades e Leitura do Regimento Interno. Na seqüência, os participantes foram agraciados com Conferência Construindo o Sistema Municipal Articulado de Educação de Confresa: Plano, Diretrizes e suas Estratégias de Ação, tendo como Conferencista o Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves, professor da UNEMAT/Cáceres e consultor para construção do Plano. Esta contou com a Profª. Esp. Terezinha de Jesus Aires Duarte, vice- prefeita e professora pela rede municipal, como mediadora.
No segundo dia pela manhã, foi realizada uma mesa redonda, com a temática, O Papel do Município, Controle Social e Financiamento, tendo como palestrantes: Prof. Júlio Cezar Viana (SINTEP E CUT) e Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves (UNEMAT), sendo esta mediada pelo Prof. Raimundo Soares de Souza, “Doca”, (CEFAPRO). Ainda pela manhã, foi feita a Leitura do Eixo I: O papel do município, controle social e financiamento, que é a primeira parte desse documento.
No período da tarde deste dia está previsto a seguinte programação:
Mesa redonda com a temática, Valorização dos Profissionais da Educação Básica: Construindo sentido para carreira e os diversos processo de formação. Terá como palestrantes: Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves (UNEMAT) , Profª Esp. Cleonilde Souza Ribeiro ( SMEELC) e Prof. Júlio Cezar Viana (SINTEP E CUT) e será mediada pela Profª Lucimeire Lazara Silva Ananias de Oliveira. Ainda em tempo será realizada a Leitura do Eixo II: Formação e valorização dos profissionais da educação.
 Para o dia 04 está previsto a seguinte programação:
Mesa redonda com a temática, Inclusão, Diversidade e igualdade: Construindo alternativas para uma educação humanizadora. Terão como palestrantes: Profª Esp. Rosirene Padilha/CEFAPRO/Confresa, Profª Esp. Edineth França/ CEFAPRO/Confresa, Profª Edelaine Mendes da Silva/SMEELC ,  Profª Ms. Maria Aparecida Marins Souza/SEMEELC e Prof. Ms. Marco Antônio Vieira Morais/IFMT/Campus Confresa. Esta será mediada pela Profª Esp. Kely Morgana Morais da Rocha.
Leitura eixo III: Níveis, modalidades e especificidade de ensino.
Mesa redonda: Gestão Democrática e Avaliação Institucional: Sentidos e Significados. Palestrantes: Prof. Dr. Dimas Santana Souza Neves (UNEMAT) e Prof. Júlio Cezar Viana (SINTEP E CUT) - Mediadora Profª Esp. Evany Santos Costa (SEDUC)

A COMEC, será finalizada com a sistematização dos quatro eixos de discussão, que após debatidos e levados a plenária teriam a  votação dos delegados (representantes) dos vários segmentos da sociedade. Será oferecido ainda um coquetel de encerramento para confraternização dos participantes.






Edição: Angela Claudia
Fotos: Amanda Moraes e Maragarete Bonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário