terça-feira, 17 de maio de 2011

CAPACITAÇÃO SIGA CONFRESA

Nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2011, aconteceu em Confresa, mais uma ação do CEFAPRO. Uma capacitação para professores, coordenadores e articuladores que atuam no 1º ciclo da rede estadual de ensino. Esta formação objetivou dialogar com estes profissionais sobre o acompanhamento do desempenho dos alunos. Os dados coletados funcionam como um termômetro da qualidade da aprendizagem, possibilitando intervenção mais adequada às dificuldades apresentadas.
O siga (Sistema de Gestão da Aprendizagem) tem como objetivo contemplar e viabilizar o gerenciamento de dados relativos à aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental nas escolas estaduais de Mato Grosso (processo de implantação gradativa para o 1º, 2º e 3º ciclos da rede estadual de ensino). O processo efetuado via sistema, visa otimizar na tomada de decisão quanto a formação docente, gestão das escolas e gestão da aprendizagem.
A formação foi realizada em três eixos:

  • Reflexões sobre alfabetização e letramento com enfoque nos eixos, capacidades e descritores do SIGA e OCs (orientações Curriculares) tendo como mediadora Angela Claudia, professora formadora da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias do CEFAPRO;
  • O Ensino da Matemática com Significação nos Anos Iniciais com enfoque nos eixos, capacidades e descritores do SIGA e OCs (orientações Curriculares), tendo como mediadora, Amanda Moraes, professora formadora da área de ciências da natureza e matemática e também das TIC’s (Tecnologias Educacionais) do CEFAPRO;
  • Manuseio do Sistema online com enfoque na capacitação de inserção de dados no sistema (SIGEDUCA/GED) tendo como mediadora, Maria Aparecida Toló, professora (SEDUC/Cuiabá) sendo esta, uma das responsáveis pela elaboração do programa.
O evento contou com professores dos municípios de Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte e Confresa. Esta capacitação vem colaborar para o fortalecimento das metas da SAPE (Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais).
Está previsto para os dias 24, 25 e 26 de maio em Vila Rica mais uma etapa dessa jornada pela alfabetização, englobando os municípios de Vila Rica e Santa Terezinha. O evento contará com o apoio das diretores das escolas estaduais e assessorias pedagógicas destes municípios.

Click nos links abaixo para ter acesso ao material da Formação
Crachá
Dinâmica de apresentação
Eixos e capacidades
Avaliação do encontro
livro alfabetização e letramento
leitura e produção de textos na alfabetização
Generos textuais
Hai-kai
Humor
charges
Para casa
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem  6
O ensino da Matemática com Significação


Nenhum comentário:

Postar um comentário