quarta-feira, 25 de maio de 2011

CAPACITAÇÃO SIGA VILA RICA

Acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2011, em Vila Rica, a segunda etapa de formação do SIGA realizada pelo CEFAPRO. Uma capacitação para professores, coordenadores e articuladores que atuam no 1º ciclo da rede estadual de ensino. Esta formação objetiva dialogar com estes profissionais sobre o acompanhamento do desempenho dos alunos. Os dados coletados funcionam como um termômetro da qualidade da aprendizagem, possibilitando intervenção mais adequada às dificuldades apresentadas.
O siga (Sistema de Gestão da Aprendizagem) tem como objetivo contemplar e viabilizar o gerenciamento de dados relativos à aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental nas escolas estaduais de Mato Grosso (processo de implantação gradativa para o 1º, 2º e 3º ciclos da rede estadual de ensino). O processo efetuado via sistema, visa otimizar na tomada de decisão quanto a formação docente, gestão das escolas e gestão da aprendizagem.
A formação acontece em três eixos:

  • Reflexões sobre alfabetização e letramento com enfoque nos eixos, capacidades e descritores do SIGA e OCs (orientações Curriculares) tendo como mediadora Angela Claudia, professora formadora da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias do CEFAPRO;
  • O Ensino da Matemática com Significação nos Anos Iniciais com enfoque nos eixos, capacidades e descritores do SIGA e OCs (orientações Curriculares), tendo como mediadora, Amanda Moraes, professora formadora da área de ciências da natureza e matemática e também das TIC’s (Tecnologias Educacionais) do CEFAPRO;
  • Manuseio do Sistema online com enfoque na capacitação de inserção de dados no sistema (SIGEDUCA/GED) tendo como mediadora,  Angela Claudia, professora formadora da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias do CEFAPRO.
O evento conta com professores dos municípios de Vila Rica e Santa Terezinha. Esta capacitação vem colaborar para o fortalecimento das metas da SAPE (Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais).


Oficina de leitura e escrita, sobre alfabetização e letramento click nas imagens dos grupos para  acessar os textos.
                    

                    



Click nos links abaixo para ter acesso ao material da Formação
Crachá
Generos textuais
Genenos textuais 2
orientativo do SIGA
Hai-kai
Humor
charges
Eixos e capacidades
Avaliação do encontro
livro alfabetização e letramento
leitura e produção de textos na alfabetização
Musica Hallelujah (Shrek)
Para casa
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem  6
O ensino da Matemática com Significação









FOTOS DO EVENTO

Um comentário:

  1. Olá, nobres colegas....
    Essa formação está sendo muito produtiva.. superando as expectativas.
    um abraço,
    até a próxima.
    Ivanete

    ResponderExcluir