terça-feira, 3 de maio de 2011

LANÇAMENTO DO PROGRAMA ESCRAVO NEM PENSAR ONG/REPÓRTER BRASIL


PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA ANTÔNIO ALVES DIAS, NA VILA JACARÉ VALENTE  EM CONFRESA/MT.
“Comunicação na Escola como Meio de Erradicar o Trabalho Escravo e Degradante”
                 No dia 28 de abril de 2011, aconteceu o  lançamento do projeto na comunidade local, tendo como tema  “Erradicação  do Trabalho Escravo  Contemporâneo” na Escola Estadual Antônio  Alves Dias na Vila  Jacaré Valente no  Município de Confresa/MT.  O presente projeto foi contemplado com um financiamento da ONG REPÓRTER  BRASIL   após enviarmos para a ONG o mesmo. O objetivo principal  desse projeto  é:   Promover a discussão dos direitos humanos na tentativa de erradicar o trabalho escravo e degradante na Comunidade Escolar Antonio Alves Dias.
                 O evento aconteceu  na Vila Jacaré Valente, a partir das 15:00 horas com a presença maciça da comunidade escolar e local, a presença da assessora pedagógica de Confresa; Evany, o Secretário de Educação de Confresa: Márcio, a professora formadora do CEFAPRO de Confresa Margarete Bonora parceira  e colaboradora neste projeto. A diretora da escola Estadual Jaqueline e a coordenadora profª Alessandra fizeram a abertura do evento demonstrando como esse projeto “Comunicação na Escola como Meio de Erradicar o Trabalho Escravo e Degradante” surgiu e sua trajetória até então. Falou da relevância do mesmo para a comunidade local e as ações que serão desenvolvidas no decorrer do projeto. A coordenadora pedagógica Alessandra fez alguns agradecimentos aos parceiros e colaboradores do projeto, dizendo que só com as parcerias conseguiremos chegar ao objetivo e o apoio da comunidade  é fundamental  para que isso aconteça.
                   Apresentações culturais fizeram parte do evento  dando abertura o grupo “ATITUDE COM ARTE” fez uma apresentação de capoeira e se colocou também como colaboradora do projeto; a professora formadora do CEFAPRO Margarete Bonora, ministrou uma palestra com o tema: Trabalho Escravo Contemporâneo , na qual esclareceu para os presentes muitos aspectos em relação ao trabalho escravo e degradante, como isso ocorre, quais os fatores de risco para o trabalhador, como  prevenir  desse mal, o que o código penal fala sobre, contou também com a participação da professora Após a palestra tivemos a participação especial de um morador da comunidade que fez uma apresentação de um “CORDEL” , os alunos desenvolveram atividades de teatro, dramatizações de situações de risco, músicas, concurso  de desenhos para serem pintados  em camisetas. Todas essas ações sempre dentro do objetivo  do projeto da erradicação do Trabalho Escravo  Contemporâneo. O projeto apenas começou temos muitas ações interessantes a serem realizadas e todas dentro das áreas de conhecimento procurando assim a interdisciplinaridade no desenvolvimento das ações.
               Agradecemos a presença de todos e o apoio da comunidade em geral.


 PALESTRA COM A PROFESSORA FORMADORA DO CEFAPRO DE CONFRESA MARGARETE BONORA







                                                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário