quarta-feira, 1 de junho de 2011

Festival Nacional de Curtíssima Metragem


O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas assume nesta edição sua vocação de ser um espaço cada vez mais democrático para expressão e experimentação audiovisual no Brasil. Por este motivo, valoriza, prepara, estimula e premia talentos de uma nova geração de criadores que produzem e compartilham vídeos por meio das novas tecnologias digitais.
Em sua 3ª Edição, o Festival estabelece novas categorias de participação e premiação. Assim, além da categoria livre, poderão se inscrever alunos de ensino médio, universitários e participantes de ONGs, pontos de cultura e cineclubes.
O tema deste ano é O TEMPO DO AGORA. Expresse seu olhar e inscreva vídeos de 30 segundos a 90 segundos utilizando celulares, webcams, câmeras fotográficas digitais ou outros dispositivos móveis.

As inscrições
vão de 30 de março
a 17 de junho de 2011.
Confira dicas e orientações para tornar seu curta ainda melhor. Acesse o Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem, assista aos vídeos educativos e consulte o acervo do site com os curtas das edições anteriores.

Quer ir além?

Mobilize sua escola, sua universidade, a ONG, o ponto de cultura ou o cineclube do seu bairro. Você concorre a prêmios e premia a instituição associada ao vídeo vencedor com cursos e equipamentos.

Faça parte dessa rede de democratização do audiovisual.

Mais que um Festival

O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, alinhado com as propostas do Instituto Claro, quer levar o audiovisual e as novas tecnologias móveis para ambientes educativos formais e informais, criando novas possibilidades de aprendizado e participação social. Assim, propõe um conjunto iniciativas:
  1. Kits Educativos compostos por Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem, Guia do Educador e DVD com vídeos educativos e acervo das edições anteriores, distribuídos gratuitamente para escolas, universidades, cineclubes, ONGs e pontos de cultura de todo o Brasil;
  2. Oficinas gratuitas do Projeto Laboratório, voltado para a experimentação audiovisual. Os encontros acontecerão em várias localidades ao longo de 2011, beneficiando educadores e novos criadores;
  3. Todos os materiais educativos estão disponíveis para download gratuito, havendo também um canal contendo o acervo dos vídeos finalistas e vencedores de todas as edições em versões acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva, garantindo a acessibilidade do Festival;
  4. Palestras em várias capitais e Seminário aberto ao público abordando as novas fronteiras do audiovisual e as suas conexões com a educação e com as novas tecnologias móveis.

Aprenda, experimente, mostre o seu talento!

  1. PARTICIPE O primeiro passo é se cadastrar no site e escolher sua categoria.
  2. CATEGORIAS Cada participante pode se inscrever em apenas uma categoria.
    As categorias são:
    Alunos de ensino médio
    Universitários
    Participantes de ONGs, pontos de cultura ou cineclubes
    Livre

  3. INSPIRE-SE O tema da 3ª edição do Festival é O TEMPO DO AGORA

  4. MÃOS A OBRA Crie seu vídeo sobre o tema proposto com 30 segundos no mínimo e 90 segundos no máximo. Você poderá utilizar celulares, câmeras digitais, webcams ou qualquer outro dispositivo móvel.

  5. EXPERIMENTE Seu vídeo pode ser animação, documentário, ficção ou qualquer outro gênero ou experimentação artística.

  6. ATENÇÃO! Cuidado com o uso de imagens e músicas sem autorização. O ato da inscrição implica a aceitação de todos os termos do regulamento. Se você for finalista, vamos solicitar as autorizações de uso de imagem e música.
    Aqui você encontra os modelos de autorizações necessárias.
    Aqui estão os alguns links de acervos livres de imagem e de música.

  7. CONFIRA Preparamos um miniguia de produção e vídeos educativos com dicas para tornar sua produção ainda melhor.

  8. UPLOAD Você pode fazer o upload de até três vídeos na categoria escolhida. Certifique-se de que o vídeo tem até 10MB e duração de 30 a 90 segundos incluindo os créditos. Os formatos aceitos pelo Festival são AVI, MPEG, MOV, WMV, FLV ou 3GP. No Educativo você encontra links com a lista de codecs de áudio e vídeo aceitas pelo Festival.

  9. SELEÇÃO Serão publicados os 15 melhores vídeos semifinalistas por categoria, selecionados pela Comissão Julgadora considerando:
    sensibilidade artística e intelectual;
    visão particular e original do artista;
    apropriação de conhecimentos técnicos e tecnológicos;
    expressão criativa de linguagem.
    Dentre estes, serão escolhidos 5 finalistas por categoria que ficarão disponíveis no site para o voto popular. A Comissão Julgadora escolherá o melhor vídeo em cada categoria. Você também poderá votar no site e escolher o melhor vídeo de cada categoria. Serão 8 vídeos vencedores. As instituições vinculadas aos vídeos vencedores também serão premiadas.

  10. REDES Em caso de dúvidas acesse as perguntas frequentes ou entre em contato pelo fale conosco. Nossa equipe terá o maior prazer em ajudá-lo. Siga-nos no Twitter, Facebook e Orkut.

 

Maiores informações acesse: http://www.clarocurtas.com.br/o-festival/sobre-o-claro-curtas

Nenhum comentário:

Postar um comentário